Geral

Oficina Ortopédica do Ceir completa oito anos de funcionamento

O local completa oito anos com mais de 99 mil atendimentos realizados.

Sábado - 18/02/2017 às 16:02



Foto: Procempa Ceir
Ceir

Há exatamente oito anos, estava sendo inaugurada a Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), construída nos moldes da AACD - Associação de Atendimento à Criança Deficiente.

“Fui convidado para participar de um projeto novo no Piauí. Após 20 anos trabalhando na AACD de São Paulo e Pernambuco, vim morar em Teresina para ajudar a implantar e montar a Oficina Ortopédica do Ceir”, relembra Paulo André, coordenador do local.

O serviço possui um parque industrial que hoje é modelo para todo o país na fabricação de produtos ortopédicos que vão desde palmilhas 

e sapatos ortopédicos a próteses e órteses, atendendo pacientes internos do Ceir, do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares de todo o país.

Os produtos são confeccionados, conforme a necessidade de cada paciente, sob moldes específicos e de forma personalizada, de modo que proporcionem maior independência e conforto para o usuário.

Além disso, o local é responsável pela concessão de cadeiras de rodas manuais, motorizadas e de banho, muletas, bengalas e andadores, que auxiliam na locomoção de pessoas com deficiência.

“Nós não só entregamos o equipamento e sim cuidamos para que o usuário tenha o melhor uso dele, fazendo os ajustes e adaptações necessárias para isso”, explica a terapeuta ocupacional do Ceir, Márcia Fonseca, que também realiza treinamentos para pacientes e cuidadores sobre o uso e manutenção de cadeiras de rodas motorizadas e produz adaptações que auxiliam pessoas com deficiência em atividades da vida diária, como alimentação e escrita.

Recomendado pelo Ministério da Saúde como referência para o resto do país, a Oficina Ortopédica do Ceir é um marco na história da reabilitação de pessoas com deficiência do Piauí, sendo o primeiro estado a inaugurar um parque industrial dentro do projeto da Agenda Social de Inclusão da Pessoa com Deficiência, do Governo Federal.

O local completa oito anos com mais de 99 mil atendimentos realizados.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: