Geral

Novo sistema de gestão escolar agilizará mecanismo de matrículas

sistema seduc matriculas agiliza

Quinta - 12/03/2015 às 00:03



 A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), tem trabalhado para agilizar o mecanismo de matrículas da rede de ensino.

Até 2014, o serviço de matrículas era terceirizado. A empresa contratada disponibilizava o sistema que gerava ônus para a instituição e que prevaleceu para as matrículas do ano letivo de 2015. Mas desde o início do ano, técnicos da GTI estão desenvolvendo o novo sistema de gestão escolar, próprio da Seduc, que deixará tudo diferente em 2016.

O novo sistema será dividido em módulos, com áreas específicas para a inserção de dados sobre matrículas, quadro acadêmico contendo notas e faltas do alunado, inventário contabilizando tudo que compõe a estrutura física de cada escola e o controle de lotação.

O novo sistema será disponibilizado de duas formas: web e mobile, possibilitando o acesso tanto em computadores quanto em tablets e celulares. Irá funcionar nos módulos on-line e off-line, permitindo às escolas que ainda não têm internet, ou onde a mesma seja lenta, transmitir informações de outro local com acesso à internet.

"O objetivo do novo sistema é reduzir o período de matrículas e desburocratizar a contabilização dos dados pelos técnicos da Seduc. Em uma semana, todas as matrículas da rede estadual de ensino serão efetivadas", destacou Jorge Tajra, gerente da GTI.

Nos casos de rematrículas, o próprio aluno poderá efetivar a matrícula on-line para o ano subsequente. O novo sistema de matrículas deve ficar pronto ainda no primeiro semestre desse ano.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: