Geral

Nova plataforma de tecnologia da ATI entra em operação

Secretarias Estaduais Detran Plataforma Governo do Estado ATI

Sexta - 05/07/2013 às 17:07



Foto: Caio Bruno Governador do Piauí, Wilson Martins
Governador do Piauí, Wilson Martins
A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) está renovando o seu parque de equipamentos de processamento de dados em alta e baixa plataformas. A modernização, que entrará em funcionamento a partir de 7 de julho, irá propiciar o atendimento nos órgãos do Estado garantindo maior agilidade e eficiência na demanda de processamento e armazenamento de dados.

De acordo com o diretor-geral da ATI, Thiago Siqueira, para garantir o funcionamento da nova plataforma, alguns serviços estarão suspensos até este domingo - período em que haverá a migração e consolidação dos sistemas e dados nos novos e modernos equipamentos, recentemente, adquiridos.

“Essa nova plataforma vai agregar melhorias e mais segurança na folha de pagamento e em praticamente todos os outros serviços referentes ao processamento de dados que funcionam no Estado, incluindo as aplicações do Detran que serão contempladas com maior estabilidade nos sistemas, bem como outros órgãos e secretarias estaduais”, pontua.

Ao todo, estão sendo investidos R$3.427.424,80 na renovação da plataforma de tecnologia. "O parque de equipamentos de processamento de dados em Alta Plataforma do Estado está sendo totalmente renovado. Foram adquiridas soluções de processamento de dados em Baixa Plataforma, Armazenamento de Dados e Backup. Esses equipamentos propiciarão mais segurança e velocidade aos sistemas de informação hospedados na ATI", informa Thiago Siqueira.

O diretor-geral da ATI acrescenta ainda que essa nova plataforma visa fortalecer a segurança de dados e a continuidade dos serviços de tecnologia da informação e comunicação.

As novas aquisições correspondem a: Solução de Alta Plataforma contendo um Mainframe IBM com capacidade de processamento de 110 em Milhões de Instruções por Segundo (MIPS), sendo compatível com os sistemas atualmente existentes na ATI; sistema de armazenamento, sistema de backup, serviços de instalação, configuração, banco de horas para apoio técnico e treinamento da equipe técnica para os itens ofertados, além de serviços de manutenção e suporte 24x7x4x20 com atendimento on site (no local).

Já a Solução de Baixa Plataforma contém um Chassi Blade com todos os seus componentes redundantes, com capacidade para no mínimo 14 servidores; Rack Padrão 19"; doze Servidores do tipo Blade com no mínimo 2 processadores Intel Xeon com tecnologia six-core, com no mínimo 96GB de memória RAM; serviços de instalação, configuração, banco de horas para apoio técnico e treinamento da equipe técnica para os itens ofertados, além de serviços de manutenção e suporte 24x7x4x20, também com atendimento on site (no local).

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: