Geral

Mortalidade infantil e materna é tema de reunião com profissionais da

Pré-Natal Rede Cegonha Teresina Zona Norte FMS

Segunda - 22/06/2015 às 17:06



Foto: Arquivo grávida
grávida
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realiza amanhã (23) mais uma etapa de reuniões para análise e prevenção da ocorrência de casos de mortalidade materna e infantil. A atividade acontecerá a partir das 9h, no Centro Maria Imaculada, localizado no bairro Porenquanto, zona Norte de Teresina.

Na oportunidade será distribuído material informativo disponibilizado pela Rede Cegonha, que visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

“Vamos distribuir uma cartilha, que orientará os profissionais de saúde sobre o Plano de Vinculação da Gestante, assim como também disponibilizar uma cartilha para as gestantes terem maiores informações de como proceder durante o pré-natal e pós-parto, procurando sempre o serviço de saúde da forma mais adequada”, disse Smithanny Barros, gerente de Atenção Básica da FMS.

Uma cartilha do acompanhante e um material que analisa a idade gestacional também serão distribuídos aos profissionais que participarão da reunião de amanhã no Centro Maria Imaculada, que serão multiplicadores das informações que receberão, assim como serão os responsáveis por distribuir as cartilhas destinadas às gestantes.

Em dois anos, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para 3 em 2014. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde. No entanto, ainda preocupam os índices de mortalidade neonatal na capital.

“Nossa rede vem trabalhando para dar dignidade às mães e às gestantes e para isso desenvolveu um projeto que está dando bons resultados e que objetiva garantir um atendimento completo e humanizado no período da gestação e no pós-parto”, disse Luciano Nunes, presidente da FMS.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as mulheres fazem todo o pré-natal, com a realização de todas as consultas e exames. E com a implantação da Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, um protocolo é utilizado para acolher as gestantes e classificar os riscos de cada gestação, na intenção de evitar aborto, complicações na gravidez e no parto, bem como a mortalidade neonatal.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: