Municípios

Moradores temem rompimento de açude em Luzilândia

Em 2004 o açude rompeu e deixou a cidade isolada

Segunda - 19/02/2018 às 14:02



Foto: Portal Luzilândia.net Açude Mariano ameaça romper
Açude Mariano ameaça romper

Os moradores da localidade Candeeiro, zona rural do município de Luzilândia, Norte do Piauí, temem que o açude do Mariano rompa e deixe o município ilhado a qualquer momento. A população observeu, no sábado (18), uma erosão na parte sul do açude.

O açude foi construído na década de 60 com capacidade para 11 milhões de metros cúbicos e no ano de 2004 chegou a romper. O açude fica em um ponto mais elevado em relação à cidade, tendo, nas proximidades de seu leito, diversas comunidades nativas.

Os moradores estão com medo que a parede do sangradouro se rompa devido ao grande volume de água. A água da chuva que escoa pelo reservatório se junta com a estrada que dá acesso ao município.

As famílias reclamam ainda da construção particular de um tanque de peixes e a colocação de uma cerca farpada dentro do leito do açude. “Além do espaço estreito do sangradouro, o excesso de capim navalha plantado para o gado é outro problema, pois se arrastado pela correnteza poderá prejudicar o escoamento da barragem, que pode arrebentar. Se isso ocorrer, a cidade de Luzilândia será novamente isolada”, diz o morador Francisco Damasceno.

Fonte: Com informações de Luzilândia.net

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: