Geral

Mobieduca.Me combate a evasão no ensino da rede estadual do Piauí

Projeto Mobieduca.Me combate evasão ensino

Quinta - 30/07/2015 às 09:07



 Gerentes das Regionais de Educação situadas em Teresina, diretores de escolas e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram na manhã de ontem (29), no auditório da Escola Fazendária, de reunião com coordenadores do Projeto Mobieduca.Me.

O Mobieduca.Me é um sistema de controle da frequência do aluno que visa combater a evasão escolar. O Projeto foi implantado, em caráter experimental, em 105 escolas em 2014. Em algumas dessas unidades de ensino, o percentual de evasão escolar foi reduzido em 76%. Diante dos excelentes resultados alcançados a Seduc decidiu ampliar o número de escolas atendidas. Esse ano o sistema foi implantado em outras 22 escolas, nas quais todas oferecem o ensino em Tempo Integral.

O Mobieduca.Me é uma solução que foi desenvolvida no Piauí para acompanhar as escolas diariamente, com o objetivo de diminuir a evasão escolar. "Incialmente a gente distribui uma carteirinha eletrônica para todos os alunos, cerca de 70 mil até o momento. Essa identificação passa a ser obrigatória nas escolas. O aluno chega e passa a carteirinha no equipamento que registra a presença e depois de fazer uma análise, verifica os faltosos e emite um alerta através de SMS para os pais", disse Marcos Oliveira, Coordenador do Projeto Mobieduca.Me em Teresina.

O professor Tarcísio Pires, gerente da 4ª GRE, relata que o sistema transformou o relacionamento entre escola, alunos e pais. "É um avanço, porque houve estreitamento das relações entre escola e comunidade. As famílias se sentem mais presentes na vida escolar dos filhos. O aluno é monitorado, sabe que em tempo real o pai vai saber da sua vida e consequentemente ele pensa duas vezes antes de faltar e passa a se integrar com a escola. É o futuro e o caminho para conseguirmos 100% do sucesso dos nossos alunos", afirmou Tarcísio Pires.

O diferencial do projeto é o acompanhamento, em tempo real, da frequência do aluno. Um monitoramento que também influencia, de forma positiva, o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. "Tem um campo no site do sistema, que permite aos professores e gestores das escolas inserirem ocorrências, vinculados diretamente com o Conselho Tutelar. É uma ferramenta que veio para gerar benefícios à educação", enfatiza Luíza Solano, gerente da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: