Geral

Ministério da Saúde confirma queda de homicídios no Piauí

Em 2017 foram registrados 623 mortes por agressão

Terça - 20/11/2018 às 14:11



Foto: Divulgação Registro de homicídios no Piauí nos últimos anos
Registro de homicídios no Piauí nos últimos anos

Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), disponíveis no DATASUS e coletados pelo Ministério da Saúde, apontam que no ano de 2017 foi registrado a menor quantidade de assassinatos desde 2014 no Piauí. A informação confirma o levantamento já divulgado pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí. 

´´Temos a segunda melhor nota do Brasil na qualidade dos dados de homicídios e o que os dados do Ministério da Saúde demonstram é a qualidade da metodologia aplicada pelo Piauí na coleta, analise e apresentação dos dados feito pelo NUCEAC, coordenado pelo delegado João Marcelo. Essa queda no número de CVLIS se dá ao um forte trabalho feito pela SSP com o objetivo de aumentar a sensação de segurança à população.´´ ressaltou o secretário de segurança, Coronel Rubens Pereira. 

De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2017 foram registrados 623 óbitos de residentes por causas externas por agressão e por Intervenções legais e operações de guerra (o que corresponde aos crimes violentos letais intencionais – CVLIS no NUCEAC), já a quantidade registrada pela SSP-PI chegou a 653 vítimas de CVLIS. Os números confirmam a tendência de queda dos casos de morte violentas intencionais no Estado do Piauí desde 2014, quando SSP-PI e Saúde registram, respectivamente, 734 e 717 casos, respectivamente, conforme se observa no gráfico e tabela abaixo. 

Para o coordenador do NUCEAC, delegado João Marcelo, o cruzamento de fontes é um instrumento importante para manutenção de qualidades dos dados de homicídio. ´´Aqui no Piauí procuramos fazer este cruzamento com dados da Saúde deste 2015, isso vem possibilitando a apresentação de um diagnóstico fidedigno dos homicídios no Estado.´´ concluiu o coordenador do NUCEAC. 

Dados

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: