Geral

Mais de 30% do eleitorado piauiense não fez o recadastramento biométri

Março Recadastramento Piauí Biometria TRE-PI

Sexta - 08/04/2016 às 16:04



Foto: Reprodução Urna eletrônica
Urna eletrônica
A terceira fase do recadastramento biométrico no Piauí se encerrou no fim de março e quase 800 mil eleitores piauienses não compareceram para fazer o procedimento exigido pela Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), dos 2.340.554 eleitores do estado, 777.137 não fizeram a biometria. O número corresponde a 33% do eleitorado piauiense.

O recadastramento no Piauí foi divido em três etapas e somente na última, que ocorreu de março de 2015 a março de 2016 em 86 cidades, mais de 160 mil eleitores não compareceram. O município de Dom Expedito Lopes, a 281 km de Teresina, teve o menor índice de revisão, com 71% do eleitorado cadastrado no sistema biométrico.

Os eleitores que não fizeram o recadastramento já tiveram os títulos cancelados pela Justiça Eleitoral.

Apesar do cancelamento, eles têm uma última chance para regularizar a situação até o dia 4 de maio. Para isso devem ir ao Cartório Eleitoral com o título e documento oficial com foto. Se não regularizarem, ficarão impedidos de votar nas eleições municipais deste ano.

De acordo com o TRE, o maior problema enfrentado durante o recadastramento no Piauí foi o contingenciamento orçamentário. Apesar da grande quantidade de pessoas que não fizeram o procedimento, o percentual atingiu a estimativa do TRE, que esperava chegar a aproximadamente 70% do eleitorado cadastrado no sistema biométrico.

Uma nova etapa para o recadastramento dos eleitores está prevista para os anos de 2017 e 2018. Dos 224 municípios do estado, 99 já realizaram a biometria, entre eles, os que sediam os maiores colégios eleitorais. Eleitores de 125 cidades ainda deverão ser submetidos à atualização cadastral.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: