Geral

Mais de 112 mil consumidores tiveram a energia interrompida por conta de queimadas este ano

Somente em dois dias, foram 102 focos de incêndios no Piauí

Terça - 04/10/2016 às 14:10



Foto: www.cbm.pi.gov.br Corpo de Bombeiros em ação
Corpo de Bombeiros em ação

A grande quantidade de focos de incêndio no Piauí tem causado graves problemas no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Gerência de Qualidade de Serviço Técnico da Eletrobras Distribuição Piauí, mais de 112 mil consumidores tiveram o seu fornecimento de energia elétrica interrompido por conta de queimadas em 2016, com cada interrupção durando, em média, 72 minutos.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dão conta que, só nos dois primeiros dias de outubro, 102 focos de incêndio foram registrados no Estado. Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Gilbués são os municípios campeões em queimadas, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

As condições climáticas e a desinformação são alguns fatores que fazem com que a população ainda se utilize da prática das queimadas. O fogo, quando próximo às redes de distribuição, danifica os cabos e estruturas, aumentando o risco de curtos-circuitos e, consequentemente, a interrupção do fornecimento do serviço, sem falar nos possíveis danos à segurança e a saúde de quem vive nestas áreas.

A Eletrobras alerta que os consumidores não façam queimadas nas imediações de postes, antenas, subestações ou quaisquer outras instalações elétricas. Recomenda ainda que, no campo, os produtores abandonem essa prática arriscada que empobrece o solo e optem por técnicas mais sustentáveis no manejo das pastagens e, que na cidade, os moradores não usem do fogo para “limpar” lixões e terrenos baldios.

A empresa de energia disponibiliza número onde podem ser feitas denúncias sobre queimadas e incêndios próximos à rede elétrica, por meio do fone 0800 086 0800, e também ao Corpo de Bombeiros, pelo fone 193, acionando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), uma divisão especializada na prevenção, pesquisa, monitoramento e combate às queimadas em áreas de extensa vegetação.

Fonte: Com informações da Eletrobras Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: