Política

Lava Jato investiga propina paga pela obra da Arena Corinthians

Brasil Xepa Propinas Esquema Operação Lava Jato

Terça - 22/03/2016 às 15:03



Foto: Agência Brasil Polícia Federal
Polícia Federal
A 26ª fase da Lava Jato, denominada Operação Xepa, investiga propinas pagas em dinheiro pela Odebrecht dentro do Brasil e que envolve várias obras, que vão da Arena Corinthians à Petrobras. Os investigadores disseram ainda que não têm dúvida que o presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, participou ativamente do esquema de pagamento de propinas.

Em entrevista coletiva, não foi dito, porém, quem recebeu a propina e o valor total envolvido.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, a partir do material apreendido na 23ª fase - Operação Acarajé -, que prendeu o marqueteiro do PT João Santana, foram descobertas planilhas de controle dos pagamentos de propina da Odebrecht. A empreiteira pagou pelo menos US$ 3 milhões em conta secreta do marqueteiro na Suíça.

Durante a entrevista coletiva, os promotores detalharam algumas das planilhas com os codinomes, valores, assim como os locais onde as propinas eram entregues. Foi dito que havia uma "contabilidade paralela".

"Nós temos diversas diretorias [da empresa] envolvidas, não apenas a Petrobras. Óleo e gás, ambiental, infraestrutura, estádio de futebol, canal do sertão e diversas outras obras e áreas da Odebrecht que estão sendo investigadas hoje pelo pagamento de propina. Na medida do possível, o juiz Sergio Moro baixará o sigilo, os fatos ficarão mais claros", disse o procurador do Ministério Público Federal, Carlos Fernando Santos de Lima.

Em seguida, Lima completou e disse que se trata da Arena Corinthians, estádio construído pela empreiteira e que foi usado para a Copa do Mundo de 2014.

"Em relação aos estádios da Copa, temos indicativos de outras fases, inclusive de delações que estão em andamento, a produção dos procedimentos. Nesta fase, foram identificados pagamentos a uma diretoria [da Odebrecht] que cuida especificamente da Arena Corinthians", afirmou. "Mas não temos clareza de toda a movimentação."

Uma das pessoas que tiveram que ir à Polícia Federal depor (coercitivo) foi André Luiz de Oliveira, conhecido como André Negão, primeiro vice-presidente do Corinthians desde 2015. Negão já trabalhou com jogo do bicho e prometeu, ano passado, a ser o primeiro presidente negro do clube.

Segundo o delegado Igor Romário de Paula, "foram identificados pagamentos feitos por uma diretoria (da Odebrecht) que cuida especificamente da Arena Corinthians". O delegado não citou diretamente o clube, mas apontou indícios de pagamento e recebimento de propina entre executivos da empreiteira que atuavam na obra. A condução coercitiva nesta terça-feira de André Negão tentará apurar se o esquema alcançou o clube de alguma forma, ainda conforme o delegado.

Procurada pela reportagem, o Corinthians, via sua assessoria, ainda não tem um posicionamento oficial. Há um mês, o ex-presidente do clube e hoje deputado federal Andrés Sanchez disse que via o Corinthians como alvo da Lava Jato. "Estão querendo incluir de qualquer jeito, por causa de minha amizade com o Lula. E eu quero que ponham. Quero que o estádio vá para Lava Jato. Investiguem. Me chamem e vou falar tudo", afirmou.
Participação de Marcelo Odebrecht

A procuradora da República Laura Tessler afirmou que as descobertas mostraram uma "estrutura profissional de pagamento de propinas na Odebrecht".

Segundo ela, a participação de Marcelo Odebrecht, que está preso desde junho do ano passado, é clara.

"Há referências das iniciais de Marcelo Odebrecht, tanto de MPO quando de DP, diretor presidente. (...) além da referência existentes nessas tabelas, as anotações constantes de celulares também se compatibilizam com o que consta dessas tabelas."

Segundo o Ministério Público Federal, os "pagamentos ilícitos" teriam ocorrido até pelo menos o segundo semestre de 2015, mesmo após a prisão do presidente da empreiteira. São investigados, de acordo com a Procuradoria, possíveis crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de ativos oriundos de desvios da Petrobras, cometidos por empresários, profissionais e lavadores de dinheiro ligados ao Grupo Odebrecht.

Um dos detidos nessa terça foi o executivo Humberto Mascarenhas, chefe do setor de operações da Odebrecht.

Em uma das contas apuradas descobriu-se que R$ 66 milhões foram distribuídos entre 25 a 30 pessoas.

"Departamento de propina"

Na entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, em Curitiba, agentes da Polícia Federal, deram detalhes a respeito do esquema interno de pagamento de propinas na Odebrecht. Segundo a PF, os resultados apresentados foram obtidos com base no cruzamento de dados coletados anteriormente, na 23ª fase da Operação Lava Jato, com os dados mais recentes, coletados na 26ª fase.

Segundo a delegada Renata da Silva Rodrigues, o material apreendido na 23ª fase era "suficiente para mostrar a existência de um setor chamado Setor de Operações Estruturadas". Tal departamento da empreiteira contava com uma contabilidade própria, que ganhou indícios mais fortes com o material apreendido na 26ª fase.

A fase mais recente apresentou planilhas de pagamentos de propinas em dinheiro a beneficiários identificados apenas por codinomes – alguns deles já decifrados pela PF. As planilhas apresentavam datas, valores e beneficiários. Os dados foram cruzados com os dados obtidos antes, como registros de hotéis, números de telefones e contratos de locação de flats, que batiam com as datas e os executivos citados nas planilhas de pagamento da Odebrecht.

O esquema se estendeu, ainda segundo a PF, pelo menos até o final de 2015. Diante da prisão de Marcelo Odebrecht em junho, a empreiteira mandou para o exterior executivos e secretárias envolvidas no esquema, de forma a atrapalhar as investigações e continuar com as operações.
\'Estrutura secreta\'

A Xepa, com 110 mandados judiciais, foi realizada nessa terça-feira em 8 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco e Minas Gerais) e mais Brasília, onde a polícia foi até um hotel onde moram políticos e fica perto da Esplanada.

A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga uma "estrutura secreta" do Grupo Odebrecht usada para "pagamentos ilícitos".

"Além disso, para viabilizar a comunicação secreta entre executivos, funcionários da Odebrecht e doleiros responsáveis por movimentar os recursos espúrios, utilizava-se outro programa, em que todos se comunicavam por meio de codinomes. A partir da análise de e-mails e planilhas apreendidas, apurou-se que pelo menos 14 executivos de outros setores do Grupo Odebrecht, que demandavam "pagamentos paralelos", encaminhavam aos funcionários as diversas solicitações de pagamentos ilícitos, de forma que a contabilidade paralela e a entrega dos valores espúrios ficassem centralizados nesta estrutura específica", afirmou a força-tarefa.

Segundo os procuradores, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht tinha conhecimento e dava anuência para os pagamentos ilícitos.

"A partir das planilhas obtidas e das anotações contidas no celular de Marcelo Odebrecht, obtiveram-se mais evidências contundentes de que este, então presidente da Organização Odebrecht, não apenas tinha conhecimento e anuía com os pagamentos ilícitos, mas também comandava diretamente o pagamento de algumas vantagens indevidas, como, por exemplo, as vantagens indevidas repassadas aos publicitários e também investigados Monica Moura e João Santana", apontou a nota.

Outro lado

Por meio de nota, a Odebrecht "confirma que a Polícia Federal cumpriu hoje mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão em escritórios e residências de integrantes em algumas cidades no Brasil".

"A empresa tem prestado todo o auxílio nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários", completa.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: