Geral

INSS vai retomar as revisões de benefícios de longa duração concedidos há mais de dois anos

No início serão chamadas pessoas que recebem auxílio-doença concedido sem data de cessação do benefício

Terça - 17/01/2017 às 16:01



Foto: Reprodução Ney Ferraz é servidor do INSS
Ney Ferraz é servidor do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, vai dar continuidade às revisões de benefícios de longa duração. O trabalho foi iniciado no ano passado e foi interrompido porque a Medida Provisória que regulamentava as revisões perdeu a validade. Agora, o INSS dará início às convocações dos beneficiários que estão em gozo de benefício por incapacidade há mais de dois anos, sem perícias médicas.

Conforme portaria do Governo Federal, as cartas serão emitidas seguindo uma ordem de prioridade. No início serão chamadas pessoas que recebem auxílio-doença concedido sem data de cessação do benefício ou sem data de comprovação da incapacidade. Depois será a vez dos que recebem o benefício a mais tempo e dos beneficiários mais jovens. Ja para os que recebem aposentadoria por invalidez, serão chamados primeiro os beneficiários mais jovens, seguidos dos que recebem este tipo de aposentadoria há mais tempo.

No entanto, o gerente executivo do INSS no Piauí, Ney Ferraz Júnior, lembra que nem todos aqueles que recebem benefício por incapacidade há mais de dois anos sem perícia médica serão convocados. “A convocação não inclui os aposentados por invalidez que já tenham completado sessenta anos de idade e não tenham retornado à atividade”, explica Ney Ferraz.

O gerente executivo destaca ainda que o agendamento e a convocação de quem recebe auxílio-doença terá prioridade sobre quem recebe aposentadoria por invalidez, e que as perícias ocorrerão sem prejuízo do agendamento das atividades ordinárias da Agência da Previdência Social. Cada Agência da Previdência Social poderá agendar, nos dias úteis de trabalho, até quatro perícias médicas por dia, por perito médico previdenciário que tenha aderido à revisão.

No ano passado, o INSS convocou no Piauí 1603 beneficiários para as perícias médicas, de um total de 22.564 benefícios por incapacidade que estavam há mais de dois anos sem perícia médica, em cumprimento à Medida Provisória 767, de 6 janeiro de 2017. O processo havia sido interrompido após o vencimento de uma medida provisória semelhante e não votação pelo Congresso Nacional de projeto de lei com o mesmo tema.  

Fonte: Comunicação INSS/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: