Geral

HUT faz atendimento domiciliar e reduz internação de pacientes

TCE HUT AVC EMAD Saúde

Segunda - 02/03/2015 às 23:03



Foto: Reprodução Pacientes no HUT
Pacientes no HUT
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou o serviço de atendimento domiciliar como parte de um programa do Ministério da Saúde para reduzir a permanência dos pacientes no ambiente hospitalar. A iniciativa beneficia pessoas que possuem quadro clínico estabilizado, mas que ainda necessitam de cuidados especiais que podem ser fornecidos nas suas próprias casas.

Quem realiza o trabalho é a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), composta por dois médicos, dois enfermeiros, um fisioterapeuta e quatro técnicos de enfermagem. Os profissionais receberam treinamento específico para atendimento de baixa a média complexidade em domicilio.

“Trabalhamos para oferecer uma assistência qualificada, humanizando cada vez mais o atendimento. Além disso, orientamos a família sobre todos os cuidados que devem ser prestados ao seu paciente”, explica o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque.

De acordo com o Programa de Desospitalização do Ministério da Saúde, são beneficiados pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) ou Traumatismo Cranioencefálico (TCE), além daqueles que estão no pós-operatório, entre outros.

A gerente de enfermagem da Clínica Médica, Lourdes Batista, conta que, com as instruções certas, as famílias têm todas as condições de receber o paciente em casa. “Posso dizer que essas pessoas que receberam alta hospitalar estão bem melhor em casa, com a família, e com a visita periódica da nossa equipe”, disse.

Para a enfermeira do EMAD, Danyelle Vieira, o trabalho é gratificante. “É muito bom acompanhar a evolução de pacientes graves e poder disponibilizar a eles um tratamento mais humanizado, perto da família e amigos”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: