Geral

Governo do Estado vai assumir UPA 24 horas de Piripiri

Piripiri Piauí Saúde Zé Filho UPA

Quinta - 10/07/2014 às 15:07



Foto: Paulo Pincel Advogados do govenardor Antonio José de Moraes Souza movem nova ação contra W Dias
Advogados do govenardor Antonio José de Moraes Souza movem nova ação contra W Dias
Em reunião realizada nessa quarta-feira (10), prefeitos e secretários de Saúde dos municípios do Território dos Cocais, região Norte, sugeriram que o Governo do Estado assuma a responsabilidade pelo funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento de Piripiri, a UPA 24 Horas.

Na reunião, que aconteceu na 3ª Regional de Saúde, em Piripiri, o secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, anunciou que o governador Zé Filho autorizou a possibilidade de o Estado assumir a UPA, que foi inaugurada em 2012 pelo ex-prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, inadequada para funcionamento.

Ainda em 2013, o atual prefeito de Piripiri, Odival Andrade, providenciou uma auditoria que constatou diversas irregularidades na Unidade. No mesmo ano, o Ministério da Saúde também realizou auditoria na UPA, concluindo que apenas 10% dos equipamentos necessários para funcionamento foram adquiridos.

Diante do quadro, o prefeito Odival Andrade viabilizou a aquisição de mais de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento, no intuito de regularizar a situação e colocar a UPA em pleno funcionamento, que foi planejada para atender à demanda de 23 municípios.

Segundo o secretário de Saúde do Piauí, Mirócles Veras, diante da autorização do governador Zé Filho para que o Estado assuma a responsabilidade de custeio da UPA, “os prefeitos e secretários de Saúde devem elaborar documento para certificar a transferência de responsabilidade da Unidade”.

Mirócles Veras visitou as instalações da UPA e também do Hospital Regional Chagas Rodrigues, onde garantiu que o Governo do Estado vai providenciar e a implantação de mais três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a conclusão das obras da nova maternidade do local.

A reunião foi acompanhada pelo prefeito de Piripiri, Odival Andrade; a prefeita de Pedro II, Neuma Café; o prefeito de Campo Largo do Piauí, Rômulo Aécio; o prefeito São João da Fronteira, Valdir Fracis; a prefeita de Batalha, Terezinha Cardozo; além de secretários municipais de Saúde e representantes do setor de 16 municípios da região.

Fonte: Israell Rêgo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: