Geral

Governador W.Dias defende uso permanente do Parque de Exposições de Te

Expoapi W.Dias Emprego Aftosa Governo do Estado

Quinta - 12/11/2015 às 15:11



Foto: Paulo Pincel Wellington Dias (PT-PI)
Wellington Dias (PT-PI)
O governador Wellington Dias realizou uma visita técnica ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, nesta quinta-feira (12). O local será palco da 65ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que será realizada de 6 a 13 de dezembro e promete ser a maior de todas as já realizadas, uma vez que o estado está consolidado com área livre da aftosa.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual declarou que o agronegócio piauiense é um dos grandes responsáveis por alavancar a economia do estado e que, por este motivo, o Governo do Estado é parceiro e incentivador da exposição. Dias propôs a utilização permanente do parque de exposição, com a utilização pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Embrapa, para a realização de pesquisas e aulas práticas dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia e para a realização de eventos mensais que gerem emprego e renda e movimentem o setor agropecuário.

Wellington destacou que a Expoapi será importante para avançar mais um passo no melhoramento genético dos rebanhos e na industrialização de produtos do campo, gerando capacidade de comercialização no mercado interno e externo. “Já em 2016, devemos garantir investimentos do setor privado para dar condições aos frigoríficos para industrializar a carne produzida no estado, para que possa ser consumida no Piauí e até exportar para outros estados”, explicou Dias, destacando que 70% da carne consumida no Piauí vem de outros estados e que ao industrializar, produzindo subprodutos, é possível agregar valor à carne e ao leite.

Incentivador e entusiasta do evento, o deputado estadual João Madison Nogueira expressou satisfação diante das melhorias realizadas no parque e ressaltou a importância de estimular as bacias leiteiras no Piauí, uma vez que a pecuária é uma das atividades que demonstra índices relevantes para economia do estado. “A agropecuária gera 180 empregos diretos e 500 indiretos. Queremos aumentar esse número para 200 empregos diretos e 800 empregos indiretos", declarou o deputado.

A Prefeitura Municipal de Teresina também é parceira da Expoapi e deve investir cerca de R$ 350 mil em melhorias no parque, como o recapeamento asfáltico, limpeza, iluminação e abastecimento de água.

Expoapi

Reunindo criadores de 14 estados e cerca de 250 expositores, a 65ª edição da Expoapi contará com vaquejadas, feiras agropecuárias, concurso leiteiro, exibição de feiras agrícolas e uma vasta programação de shows com atrações nacionais e locais. O evento contará com seis leilões em que serão comercializados 3000 animais.

A Expoapi deve reunir um público de cerca de 100 mil pessoas e gerar 1.300 empregos indiretos. O evento também contará com a exposição de 1.300 bovinos de corte e leiteiro, 740 equinos e 1.500 ovinos e caprinos. A expectativa é que a feira movimente em média R$ 12 milhões em negócios. Sebrae, Senai, Embrapa, Codevasf, Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater são parceiros do evento.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: