Geral

ELEIÇÕES 2024

Justiça Eleitoral cancela 60 mil títulos no Piauí; consulte sua situação

Os cidadãos que tiveram o título eleitoral cancelado tem até o dia 8 de maio para regularizar sua situação

Da Redação

Terça - 23/01/2024 às 11:54



Foto: Reprodução Título de eleitor
Título de eleitor

Teresina (PI) - Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) apontam dos 2,5 milhões de eleitores do Piauí, 60 mil tiveram os títulos cancelados devido a algum tipo de irregularidade. O número refere-se principalmente aos eleitores que não compareceram nas últimas três eleições, não justificaram, não pagaram as respectivas multas ou não cadastraram a biometria.

Os cidadãos em situação de cancelamento ficam impedidos de votar, de obter passaporte, de participar de concursos públicos, entre outros impedimentos. É necessário que os eleitores que tiveram o título cancelado busquem a Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio e regularizar a situação para votar nas eleições de outubro de 2024.

Verifique sua situação por meio da internet

Para ter acesso à ferramenta que permite consultar a disponibilidade da inscrição eleitoral (título de eleitor) – tanto para o exercício do voto quanto para realizar outras operações do cadastro de eleitores –, basta ir ao site do https://www.tse.jus.br/e clicar em Autoatendimento Eleitoral.

Em seguida, assinale a opção Atendimento Eleitoral e, depois, selecione Consultar Situação Eleitoral. Uma janela surgirá na tela e pedirá que seja informado o número do título, CPF ou nome. A situação Regular significa que a inscrição eleitoral está disponível para o exercício do voto e habilitada para transferência, revisão e emissão de segunda via.

Isso não quer dizer, contudo, que a eleitora ou o eleitor não possua débitos com a Justiça Eleitoral. O conceito de regularidade da situação eleitoral não se confunde com o de quitação (eleitor ou eleitora sem débitos).

Na situação Cancelado, o título fica indisponível para votar e somente habilitado para transferência ou revisão, nos termos do artigo 26 da Resolução TSE nº 23.659/2021. A situação Suspensa também impede o exercício do voto e diz respeito aos motivos previstos no artigo 15 da Constituição Federal, além do cumprimento do serviço militar obrigatório.

Como regularizar

É também na página Autoatendimento Eleitoral que a eleitora ou o eleitor pode dar os primeiros passos para regularizar o título cancelado. Basta acessar Atendimento Eleitoral e, em seguida, Regularize seu título eleitoral cancelado. A ferramenta é válida tanto para quem reside no Brasil quanto para quem mora no exterior.

Confira no canal do TSE no YouTube como regularizar o título.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: