Geral

ELEIÇÕES 2024

Termina hoje (8) prazo para transferir, regularizar ou tirar o título de eleitor

Em Teresina, centenas de pessoas foram filas extensas para receber atendimento no Fórum Eleitoral

Da Redação

Quarta - 08/05/2024 às 08:17



Foto: Reprodução Título de eleitor
Título de eleitor

Faltando 150 dias para as Eleições Municipais 2024, encerra nesta quarta-feira (8) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor e poder votar.  Hoje também é o último dia para o eleitor cadastrar gratuitamente a biometria, mas isso não é obrigatório para participar da votação que ocorrerá dia 6 de outubro. 

Em Teresina, capital piauiense, centenas de eleitores formam filas quilométricas desde a segunda-feira (6), para conseguir atendimento no Fórum Eleitoral de Teresina, na avenida Marechal Castelo Branco, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.

Caso o eleitor não regularize sua situação até hoje, ele fica impedido de votar nas eleições deste ano. Além de não poder votar, ter o título regularizado facilita atividades como as de emitir documentos, realizar matrículas em universidades, receber benefícios sociais e assumir cargos públicos. Em todo Brasil, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios. 

ATENDIMENTO VIRTUAL

Algumas pessoas não precisam comparecer ao cartório eleitoral para regularizar o título, atualizar endereços, entre outros serviços. O eleitor que já possui cadastro biométrico pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI, www.tre-pi.jus.br) , clique no quadrinho Título NET - Autoatendimento Eleitoral e utilize os serviços online para resolver seus assuntos, sem ter de enfrentar as filas que neste período estão enormes em todos os cartórios eleitorais.

COMPARECIMENTO AO CARTÓRIO

O atendimento presencial nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral é somente necessário para as pessoas vão tirar o primeiro título (ALISTAMENTO), alterar dados pessoais (REVISÃO) ou fazer a transferência de domicílio (TRANSFERÊNCIA) que ainda NÃO tem dados biométricos no cadastro eleitoral, ou seja, a pessoa que NÃO tem dados biométricos coletados deve comparecer presencialmente ao cartório eleitoral para FAZER SUA BIOMETRIA e tirar seu primeiro título (ALISTAMENTO), ou atualizar seus dados cadastrais (nome de casada/casado, nome social, profissão, endereço, telefone - REVISÃO) ou para transferir seu domicílio eleitoral (lugar onde vota) - TRANSFERÊNCIA.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: