Geral

FAKE NEWS

Donos de postos espalham mentiras para não reduzir preços dos combustíveis no Piauí

A lei que reduz o ICMS sobre o preço da gasolina entrou em vigor hoje (13)

Da Redação

Quarta - 13/07/2022 às 14:39



Foto: Sefaz Secretário de Fazenda do Piauí, Antonio Luiz Soares Santos
Secretário de Fazenda do Piauí, Antonio Luiz Soares Santos

Os donos de postos de combustíveis estão tentando encontrar desculpas para não cumprir a lei ei nº 7.846, sancionada nessa terça-feira (12) pela  governadora do Piauí, Regina Sousa, e que fixa em 18% a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) dos combustíveis, energia elétrica e prestações de serviço de comunicação. 

A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (13) e até o momento não houve redução no preço dos combustíveis. Os empresários estariam espalhando fake news para evitar a redução de preço.

O secretário estadual de Fazenda, Antônio Luís, informou que os donos de posto estão afirmando que a governadora Regina Sousa assinou um decreto mudando a base de cálculo do ICMS e que impossibilitaria a redução do valor do litro de combustível no Piauí. O secretário garante que essa informação é fake news.

"O Comfaz [Conselho dos Secretários de Fazenda] baixou um convênio em junho, valendo a partir de 1º de julho, reduzindo a base de cálculo do óleo diesel, gasolina e do gás de cozinha. Isso foi baseado em uma decisão do STF do ministro André Mendonça, o estado não pode mexer na base de cálculo enquanto tiver valendo a decisão do André Mendonça. Então, isso é mais uma fakenews que donos dos postos estão querendo usar para não fazer a aplicação da redução de R$ 1,13, que é o preço que deve cair agora em julho. Até hoje, a gasolina, com essa lei nova, vai ter reduzir R$ 1,13”, disse o secretário.

O Piauí adotou a decisão por meio de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), já que, dessa forma, pode retroceder da medida, tendo em vista que o Piauí e outros dez estados entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) com o propósito de reverter a determinação do teto por parte da União.

Nesse sentido, a lei já entrou em vigor desde a publicação no Diário Oficial do Estado e vale enquanto perdurar a eficácia da lei federal, não revogando nem modificando a legislação estadual ordinária que rege o ICMS no Piauí. A decisão prevê ainda que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) poderá expedir normas complementares para o cumprimento da lei estadual.

Governo do Piauí aprova lei e redução do ICMS dos combustíveis começa nesta quarta-feira

Lei que reduz ICMS sobre o preço dos combustíveis no Piauí já está em vigor

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: