Geral

FMS faz alerta ao cuidado com a saúde do homem

Prevenção Homem Saúde Novembro Azul FMS

Terça - 10/11/2015 às 14:11



Foto: Arquivo Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Em alusão ao Novembro Azul, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante todo o mês, está intensificando o trabalho de alerta para a importância do cuidado com a saúde do homem. As ações visam reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

“Estamos reforçando um olhar integral à saúde do homem e alertando para outros agravos mais incidentes que o câncer de próstata. Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim. Ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância da sua prevenção, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade evitando agravos”, explica Agnelma Rufino, coordenadora de Saúde do Homem da FMS.

No dia 18 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde Adelino Matos (zona Norte) e Anita Ferraz (zona Leste) realizarão atividades alusivas ao Novembro Azul. No dia 19 é a vez da UBS da Boa Hora (zona rural Norte) ter atividades voltadas à saúde do homem. E no dia 20 a UBS do Planalto Uruguai realiza ação volta ao público masculino.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) incentiva constantemente a participação dos homens nas ações de prevenção em saúde. O médico Robespierre Bastos é pioneiro e encabeça os programas Pré-Natal Masculino e Saúde do Homem. “Os programas tem como objetivo principal aproximarem os homens da Unidade Básica de Saúde. São nesses locais onde os homens podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica o médico da Estratégia Saúde da Família.

Um exemplo de bom desempenho da implantação dos programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino são as atividades realizadas no Parque Mão Santa, zona Leste da cidade, onde o percentual de homens sendo atendidos pela Unidade de Saúde do Planalto Uruguai para a realização do Pré-Natal Masculino é de 64%.

A FMS implantou os dois programas voltados ao público masculino em suas UBS no ano passado, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) atuantes em Teresina. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

A coordenação de Saúde do Homem da FMS tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras. Além de manterem consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.

“É preciso que os homens mudem a conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus”, afirma Agnelma Rufino.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: