Mundo

Explosão em mina de carvão deixa mortos na África do Sul

Cinco pessoas morreram e várias estão presas na mina que fica na província de Mpumalanga.

Quinta - 07/02/2019 às 16:02



Foto: Reprodução / Internet Mina de Carvão
Mina de Carvão

Uma explosão provocada por gás em uma mina de carvão desativada na província de Mpumalanga, no leste da África do Sul, deixou cinco mortos, informou a polícia nesta quinta-feira (7). Várias pessoas continuam presas no interior da mina de Middleburg e os esforços de resgate foram prejudicados por níveis perigosamente altos de gás tóxico no subsolo. Cerca de 20 pessoas ainda estão no local, segundo a emissora estatal SABC.

As pessoas tinham entrado na mina na quarta-feira (6) à tarde para roubar cabos de cobre que fornecem eletricidade para iluminação e ventilação do local quando um cano de gás explodiu, disse o porta-voz da polícia Leonard Hlati. "Eles estavam em busca do cobre", disse Hlati.

O cobre é frequentemente roubado das minas em desuso na África do Sul e vendido como sucata. A mina é de propriedade da Tegeta Resources and Exploration, que está sob recuperação judicial depois que seus donos, os irmãos Gupta, disseram ser difícil continuar fazendo negócios no país devido a acusações de corrupção contra eles.

Os irmãos Gupta, seus advogados e funcionários de suas empresas e representantes da família não puderam ser contactados para comentar o incidente da mina.

Os irmãos, que comandavam o que era um dos maiores conglomerados do país, foram acusados de influenciar indevidamente o ex-presidente Jacob Zuma em nomeações políticas e na conquista de contratos. Zuma e os Guptas negam qualquer irregularidade.

Fonte: Reuters

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: