Geral

Escritor está em UTI da capital após negligência em Parnaíba

escritor safena teresina uti

Sábado - 06/07/2013 às 12:07



Eliane esposa de Wilton Porto informou que o estado pós-operátório do  escritor é bom e que encontra-se sedado. A cirurgia teve início as 8h e se prolongou até as 16h. Eliane disse que foi informada pela equipe médica de que Wilton está muito bem e que não corre riscos.

Eliane aproveitou para dizer que a família agradece as preces que estão sendo feitas pelos amigos de todos os segmentos religiosos.

O escritor e poeta parnaibano, Wilton Porto, esteve por toda a manhã desta sexta-feira, dia 05, no Centro Cirúrgico do Hospital São Marcos em Teresina realizando uma cirurgia de ponte de safena.

Segundo informou sua esposa, Eliane, Wilton sentiu-se mal na segunda-feira (24), quando procurou o Pronto Socorro sentindo dores no peito e nas costas. Ao ser atendido, o médico de plantão (Eliane não lembra o nome do médico) informou tratar-se de problemas de gases, sendo medicado para tal. De retorno à sua residência, Wilton permaneceu com os mesmos sintomas, apesar de fazer uso da medicação. Na terça-feira, o estado de saúde de Wilton se agravou ao ser informado da morte do amigo Hollyfield, o que fez com que o mesmo voltasse ao Pronto Socorro, sendo recebido pelo mesmo médico do atendimento anterior, que já foi lhe dizendo: “O senhor por aqui de novo, já lhe disse que seu problema é gases”, e, informou que existem tipos de gases que andam pelo corpo o que seria o seu caso, indicando a medicação anterior.

Insatisfeita, Eliane procurou o atendimento pelo IAPEP, onde segundo informou, nada conseguiu em virtude da precariedade do mesmo, que "só desconta no salário, mas que, não presta nenhum atendimento na cidade". Procurou então, o médico Leôncio no Hospital N. S. de Fátima, onde após simples perguntas, o médico informou poder até estar enganado, mas, Wilton estava enfartado e pediu com urgência um eletrocardiograma. Após essa constatação, Eliane entrou em contato com a sobrinha de Wilton Porto, a médica Ana Lúcia Porto, que reside em Teresina e relatou a situação do mesmo, no que foi aconselhada a leva-lo, imediatamente, à Teresina e que o mesmo fosse transportado em ambulância com aparatos a socorrê-lo em qualquer ocorrência na estrada, pois, o caso do mesmo era grave. Através do amigo Zé Luiz da APAL, foi solicitada uma ambulância à secretária de saúde, Maria do Amparo, sendo feito o traslado na sexta-feira, dia 28 de junho.

Chegando ao Hospital São Marcos, Wilton foi recebido pela equipe que já o aguardava e, após exames, encaminhado para uma UTI, onde permaneceu até a manhã desta sexta-feira, quando foi encaminhado ao centro cirúrgico onde está sendo realizada cirurgia para implantação de quatro pontes de safena.

Eliane disse que a família está revoltada com a assistência prestada pelo médico no Pronto Socorro de Parnaíba que colocou em risco a vida de Wilton Porto.

Fonte: proparnaiba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: