Educação

Escola Municipal Arthur Medeiros usa arte para mostrar a cultura africana

A ação reuniu 340 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental

Terça - 06/12/2016 às 15:12



Foto: Ascom Cultura africana na escola
Cultura africana na escola

Envolvendo os estudantes em atividades que despertam reflexões sobre a diversidade cultural, a Escola Municipal Arthur Medeiros Carneiro apresentou os resultados do Projeto Cultura Afro Brasileira. Além de educacional, o projeto busca levar informações para minimizar a discriminação racial.

O Projeto Cultura Afro Brasileira na escola tem o propósito de atender a Lei º 10.639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a execução, que determina a obrigatoriedade do ensino da historia da África e dos africanos no currículo escolar das modalidades do Ensino Fundamental.

A ação reuniu 340 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental em dois dias de atividades. No primeiro dia, os estudantes se reuniram no pátio da escola para apresentações organizadas com auxilio dos professores. Além de danças africanas, os jovens apresentaram habilidades na culinária africana.

Já no segundo dia, os educandos participaram de oficinas com artesanato da África. Para completar o aprendizado, uma sala temática foi montada com a história da cultura Afro-brasileira e suas influências na culinária, dança e religião.

Segundo a professora Elnice da Silva, idealizadora do projeto, o objetivo é levar os alunos a valorizarem a cultura africana. “Utilizamos o resgate histórico para mostrar a grande influência do povo negro em nossos costumes atuais. A ideia foi trabalhada através da arte, uma ótima forma de envolvê-los nessa culminância e promover a ampla reflexão sobre o tema”, comenta.

Para Rosângela Ribeiro de Carvalho, diretora adjunta da escola, com esse projeto busca-se fazer uma releitura da história do mundo africano. “É importante os estudantes conhecerem a cultura, política e economia, do povo africano. Sabemos que nosso povo é uma mistura de raças, então o conhecimento dessa cultura explica a imensa diversidade cultural existente na sociedade brasileira”, explica.

A estudante Tais de Oliveira, de 15 anos, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, explica: “A cultura africana é rica e cheia de belezas. Com o projeto percebi que nossas culturas são bastante parecidas, acredito que seja por conta da miscigenação de vários povos nativos, brancos e negros. Outro ponto importante é a questão do preconceito, que ainda é grande, mas acredito que aos poucos e através do conhecimento, as pessoas irão se conscientizar e passar a respeitar a diversidade de todos”.

Fonte: Portal da PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: