Educação

Escola Francisco Prado realiza I Feira da Consciência Negra

Racismo e preconceito foram os temas da I Feira da Consciência Negra

Segunda - 04/12/2017 às 18:12



Foto: Ascom I Feira da Consciência Negra
I Feira da Consciência Negra

Para lembrar a importância do povo negro na história do Brasil e destacar a carga de preconceito que ainda sofrem, a Escola Municipal Francisco Prado, e seus estudantes realizaram a I Feira da ‘Consciência Negra’ para falar de racismo e combate ao preconceito. A feira faz parte das ações já realizadas durantes às aulas, e os jovens já aprenderam sobre o respeito e às diferenças.

O momento foi de integração e novos conhecimentos. Os estudantes ficaram encantados com as apresentações e encenações dos capoeiristas. Teve as apresentações teatrais da história do Zumbi no Quilombo dos Palmares, e história da libertação, com a princesa Izabel assinado a Lei Áurea. Os jovens dançaram e se divertiram nos ritmos do reggae, rip rop e samba.

Durante a Feira foi realizado palestra sobre intolerância religiosa, explicando sobre os Orixás, além de exposição de cartazes dos trabalhos dos estudantes e de comidas típicas. A escola também recebeu a visita de jovens americanos, que estão realizando intercambio pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e de ex-alunos da escola que realizaram roda de conversa com a temática superação. Na ocasião os alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foram homenageados.

Segundo Francisco Neto, diretor da escola, é importante falar sobre esse tema. “Passamos a ideia de formas variadas para que pudesse ficar bem claro na cabeça dos jovens o quanto podemos ser diferentes por fora e que nada muda por dentro, somos todos iguais. Ensinar sobre respeito e tolerância na infância pode fazer toda a diferença para uma geração futura, que sejam adultos mais conscientes e humanos”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: