Geral

Empossado novo ouvidor-geral da Defensoria Pública

A solenidade contou com a presença dos defensores públicos Erisvaldo Marques dos Reis, subdefensor público geral; José Weligton de Andrade

Quinta - 01/12/2016 às 19:12



Foto: Ascom/Lázaro Lemos Ouvidor da Defensoria Pública, Nayro Victor Leite ladeado pela defensora geral, subdefensor geral e corregedor geral da Instituição
Ouvidor da Defensoria Pública, Nayro Victor Leite ladeado pela defensora geral, subdefensor geral e corregedor geral da Instituição

Ouvidor da Defensoria Pública, Nayro Victor Leite ladeado pela defensora geral, subdefensor geral e corregedor geral da InstituiçãoFoto: Ascom/Lázaro LemosA defensora pública geral e presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, deu posse nesta quinta-feira , 01 de dezembro, ao novo ouvidor-geral da Instituição, Nayro Victor Lemos Resende Leite, durante solenidade realizada no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública.

Nayro Victor Leite assina termo de posseNayro Victor Leite assina termo de posseFoto: ascon/Lazaro lemos

A solenidade contou com a presença dos defensores públicos Erisvaldo Marques dos Reis, subdefensor público geral; José Weligton de Andrade, corregedor geral da DPE-PI, que conduziu o ouvidor até a mesa de honra; Igo Castelo Branco Sampaio, João Castelo Branco Vasconcelos Neto e Eric Leonardo Pires de Melo. Também estiveram presentes vários representantes dos Movimentos Sociais como o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, a coordenadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Professora Lourdinha Nunes;  o conselheiro tutelar Djan Moreira; a presidente do Instituo Samara Sena, o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares, Francisco Leite e o Vereador Enzo Samuel. Presentes ainda familiares e amigos do empossado.

O novo ouvidor-geral da DPE-PI começou sua vida pública  como multiplicador no   Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua, migrando em seguida para o  Movimento Estudantil, tendo sido presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas por dois mandatos. Também integrou a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e o Coletivo da União Nacional dos Estudantes Piauí/Maranhão, tendo posteriormente migrado para os movimentos de políticas públicas de juventude, militando no Movimento Nacional de Direitos Humanos. Atualmente cursa Direito na Faculdade Maranhense São José dos Cocais.

Já empossado como ouvidor-geral externo da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite, que assume para Biênio 2016/2018, falou da importância do momento. “Assumir esse cargo na Defensoria Pública é uma alegria imensa. É também um desafio enorme de desenvolver um trabalho no qual me foi dada a responsabilidade de representar os  movimentos sociais, tarefa que assumo com a determinação de realizar uma gestão participativa dentro da Defensoria, onde possamos fortalecer essa Instituição que tanto vem a somar com a nossa sociedade”, disse.

A defensora pública geral, Hildeth Evangelista, agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho da Ouvidoria. “Sejam muito bem acolhidos a esta Instituição que é a casa de vocês. A Defensoria tem a missão de estar próxima da sociedade civil. A Lei Complementar Nº 132, de 2009, trouxe para o âmbito da nossa Instituição como seria a sua Ouvidoria, que passou a ser externa e oriunda dos movimentos sociais, com missão prevista artigo 105 dessa Lei, como órgão auxiliar de promoção da qualidade dos serviços prestados pela Defensoria. Isso é o que aguarda o nosso novo ouvidor, que necessitará ter conhecimento da Instituição, das demandas dos nossos assistidos, que são várias, do que a Defensoria se dispõe a fazer e assim tratar da promoção da qualidade desse serviço. O ouvidor é responsável pelo intercâmbio entre a Defensoria e a  sociedade civil. E é isso que esperamos que faça, como já foi feito anteriormente pelo Dr. Roberto Melado, com muito louvor. Esperamos uma gestão onde qualquer questão possa ser resolvida sempre em prol do nosso assistido e da missão da Defensoria, que é prestar assistência jurídica integral, gratuita e de promoção dos Direitos Humanos. Nós não queremos ser só mais uma entidade do Sistema de Justiça  mas sim ser ‘a entidade’, que cumpre sua missão constitucional e o seu sentido de existir.  Que possamos sim aproximar sempre a Defensoria dos movimentos sociais, da sociedade civil, para que os nossos assistidos no Estado do Piauí tenham um serviço defensorial com cada vez mais qualidade”, afirmou, fazendo uma deferência especial ao defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto que presidiu a comissão eleitoral responsável pelo processo de escolha do ouvidor-geral da Defensoria Pública.

Fonte: Ascom/Defensoria Pública

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: