Geral

Embrapa Meio-Norte aprova mais três projetos no comitè de gestão

embrapa projeto aprova mais

Sábado - 11/08/2012 às 15:08



O portfólio de projetos da Embrapa Meio-Norte está mais forte. Três novos projetos acabam de ser aprovados pelo Comitê Gestor de Programação da Embrapa. São dois projetos de transferência de tecnologias e um de pesquisa e desenvolvimento. Os planos de ação serão estruturados ainda este ano, e a execução está prevista para o início de 2013, segundo a programação da Unidade.

Desenvolvimento de indicadores para análise da sustentabilidade do cultivo da cana-de-açúcar, sob irrigação, nas regiões tradicionais e de expansão do Nordeste, é o título do projeto de pesquisa e desenvolvimento. O projeto tem sete planos de ação e será conduzido em rede por mais quatro Unidades da Embrapa, além do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol.

O objetivo geral é desenvolver indicadores tecnológicos para subsidiar análises de sustentabilidade socioeconômica e ambiental da cana-de-açúcar no Nordeste. Os estudos serão desenvolvidos até 2015. O orçamento geral é de R$ 469.776,00. O aporte dos recursos financeiros será do Tesouro Nacional. O líder do projeto é o pesquisador-doutor Aderson Soares de Andrade Júnior.

MEL NO DELTA DO PARNAÍBA

Um dos projetos de transferência de tecnologias aprovados foca as ações na criação de abelhas sem ferrão nas comunidades de agricultura familiar dos cerrados do Piauí e Maranhão, e no Delta do rio Parnaíba. O título é: Adequação do manejo e valorização do mel de abelha sem ferrão como alternativa econômica para comunidades de pequenos produtores da região Meio-Norte.

Segundo a líder do projeto, a pesquisadora-doutora Fábia de Mello Pereira, as ações serão voltadas para o estudo da biologia das espécies, “descrevendo a arquitetura do ninho, adequando o manejo das colônias no período produtivo e buscando alternativas de manejo no período de entressafra”. Além disso, será feito um estudo da flora explorada pelas abelhas; e um monitorando da qualidade do mel buscando um maior tempo de prateleira do produto.

As atividades, de acordo com a líder, serão feitas com as comunidades, em conjunto, e as tecnologias repassadas a produtores da região. O orçamento do projeto é de R$ 488.765,00, com financiamento do Tesouro Nacional. A Embrapa Meio-Norte vai trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Piauí e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. As ações serão desenvolvidas até 2015.

O terceiro projeto aprovado, de transferência de tecnologias, tem como título Desenvolvimento de métodos produtivos em comunidades de agricultores familiares do Piauí por meio da produção sustentável e processamento de mel, gergelim orgânico, girassol e ovinocaprinocultura - Fase II . As ações serão lideradas pela pesquisadora-doutora Jane Gonçalves Menegaldo.

Fonte: embrapa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: