Economia

Emater avalia ações que beneficiam mulheres do Território dos Carnaubais

A ação beneficia ao todo 240 mulheres do Território dos Carnaubais, oferecendo capacitações e oficinas.

Segunda - 07/11/2016 às 22:11



Foto: Divulgação No encontro foram avaliados os caminhos ao longo do ano
No encontro foram avaliados os caminhos ao longo do ano

No último fim de semana, foi realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- Emater, no município de Juazeiro do Piauí, uma oficina de avaliação da Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais.

A ação realizada avaliou as dez atividades propostas pelo projeto, incluindo diagnósticos, oficinas, visitas e intercâmbio técnicos. O projeto prevê ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pautadas nos princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), além de disponibilizar para cada beneficiária um fomento produtivo (não reembolsável) no valor de R$ 2.400,00, com o objetivo de incrementar a produção agropecuária, artesanal ou extrativista destas mulheres.

Diante das atividades executadas e do acompanhamento junto as mulheres, a coordenação e a diretoria do Emater Piauí decidiram por elaborar um projeto continuo, que será direcionado para a criação de um grupo produtivo de mulheres, a fim de conscientizar e possibilitar o acesso a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Segundo a coordenadora de ensino e aprendizagem, Márcia Mendes, a proposta maior deste encaminhamento é a geração de renda, a conquista da autonomia econômica e política que será dada a cada mulher. “A informação é a arma fundamental, pretendemos mostra a realidade do campo e conscientizar sobre o papel e a importância da mulher, denunciando a desvalorização e a violência que a mulher do campo sofre, mas que fica invisível perante a sociedade”, disse.

A beneficiária da Chamada Pública Francisca Irisneuda melhorou sua criação de galinha caipira através do projeto. Ela avalia que o caminho trilhado junto com o Emater proporcionou muito conhecimento, mas ela espera uma continuidade. “Esperamos que o órgão continue dando assistência, pois fomos muito bem assistidos durante o projeto”, completou.

Para a presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Juazeiro do Piauí, Desterro Gomes, a parceria que o Emater vem mantendo junto a organização dos agricultores é positiva e estes acompanhamentos que estão acontecendo tem ajudado muito o desenvolvimento das mulheres da região, assim como possibilita o acesso as políticas publicas que beneficiam o meio rural. 

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: