Geral

Educação, meio ambiente e agricultura familiar são prioridades para os

prioridades cerrados educação

Quarta - 19/02/2014 às 23:02



No penúltimo fórum “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, realizado nesta terça, 18, no território Tabuleiros do Alto Parnaíba, em Uruçuí, os participantes definiram a pesquisa, a educação, o meio ambiente e infraestrutura como estratégicos para o desenvolvimento da região e do Estado do Piauí. Aliado ao agronegócio, a sociedade apontou também a agricultura familiar como eixo estratégico, priorizando o maior acesso a créditos e assistência técnica. Essas demandas poderão ser incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável(PDES).

Um dos dez municípios com a melhor colocação no Produto Interno Bruto(PIB) 2011 do Piauí, principalmente em decorrência da soja, bem como o crescimento na produção de óleo vegetal e de adubos e fertilizantes, Uruçuí também teve um olhar para a pequena produção, com foco na agricultura familiar, apontando as mesmas reivindicações do agronegócio: infraestrutura, apoio financeiro e assistência técnica, é o que afirmou o assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento(Seplan), Adolfo Moraes.

“Observamos que ambos setores apontam necessidades idênticas, que são infraestrutura, acesso ao crédito e assistência técnica, pontos que estão sendo levantados e estudados no Plano”, diz Moraes. A expansão do agronegócio com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente, também foram reforçados. “Os aspectos legais deverão ser resolvidos, temas que também já são contemplados”, concluiu.

Na educação, a demanda daqueles piauienses é com a melhoria contínua na educação e que atenda as demandas do mercado de trabalho local. Para o estudante de Agropecuária e Zootecnia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí(IFPI), Expedito Fernandes, 19 anos, “somente a educação, com escolas de qualidade, poderemos construir um grande futuro, um Piauí em 2050 bem melhor para todos nós”.

A última rodada dos fóruns será realizada no próximo dia 26 de fevereiro, contemplado o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, em Floriano.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: