Mundo

Donald Trump cria plano para 200 dias de governo

Foco será mudar acordos comerciais, como NAFTA, e China

Quarta - 16/11/2016 às 18:11



Foto: Divulgação Donald Trump
Donald Trump

A revolução na política comercial dos Estados Unidos começará na primeira hora que Donald Trump assumir a Presidência, em 20 de janeiro.

O magnata preparou um plano para seus primeiros 200 dias de gestão, de acordo com um memorando divulgado pela rede CNN.

Intitulado "Transition Team", o documento explica como serão as primeiras medidas adotadas por Trump, entre elas "rechaçar dezenas de políticas comerciais conciliátórias".

O foco do magnata republicano será a política externa e a segurança nacional e, logo de início, Trump deverá renegociar ou retirar os EUA do tratado de livre comércio NAFTA, que inclui México e Canadá.

A reforma do NAFTA começará no primeiro dia de governo de Trump, quando o tema será designado ao Departamento de Comércio e à Comissão de Comércio Internacional, os quais analisarão o impacto das mudanças.

Um representante comercial de Washington no Canadá e no México irá notificar os dois países sobre a vontade do governo de alterar o tratado.   

No centésimo dia de governo, Trump se compremeteu a pressionar a China pelo câmbio e pela reabetura de negociações bilaterais, introduzindo a ação de agentes secretos no campo comercial. No dia 200, poderá ser assinado de maneira definitiva a saída dos EUA da Nafta. (ANSA)

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: