Política

Dia da Pessoa Portadora de Deficiência é lembrado na Alepi

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dr. Hélio Oliveira
Fonte: Alepi 07/06/2018 13:50
Secretário da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Secretário da Pessoa com Deficiência, Mauro EduardoFoto: Caio Bruno/Alepi

Atendendo ao requerimento do deputado Dr. Hélio Oliveira (PR), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (7) sessão solene especial em comemoração ao Dia Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência, lei aprovada por iniciativa da deputada Flora Izabel (PT). Para comemorar a data será realizada no próximo sábado (9), a partir das 15 horas, a “Caminhada da Acessibilidade”.

A sessão foi aberta pelo presidente Themístocles Filho (MDB), que chamou para compor a mesa o secretário Especial da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, representando o governador Wellington Dias (PT), a presidente do Conselho Estadual dos Deficientes, Helena Lima; a presidente da Associação dos Deficientes de Teresina, Amparo Sousa; além de Leide Renet, representante da OAB Piaui; e Keyla Santana, representando a APAE-Piauí.

Ao justificar seu requerimento, o deputado Dr. Hélio falou da importância da comemoração da data, para que “o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência não caia no esquecimento da população”. Ele disse que o deficiente passou a ganhar visibilidade no Piauí desde quando o governador Wellington Dias criou a CEIR – Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, em 2006. Doutor Hélio também destacou a atuação da deputada federal Rejane Dias nas medidas que representaram os avanços.

Em seguida falaram Amparo de Sousa, presidente da Associação dos deficientes físicos de Teresina; e Helena Lima. Elas reconheceram o trabalho desenvolvido até aqui pelo atual governo em prol dos deficientes.

O último a falar foi o secretário Mauro Eduardo, representando o governador Wellington Dias, que fez um balanço da atuação dos gestores públicos com a política de apoio aos deficientes físicos. Ele disse que está há 3 anos dirigindo os destinos da politica do deficiente no Piauí e numerou algumas ações que foram adotadas pelo atual governo; como o projeto “Passo à Frente”, implantado em 15 municipios, levando cadeiras de rodas e próteses para os mais carentes.

Em Teresina Mauro Eduardo destacou a parceria com a Prefeitura da Cidade que garante o funcionamento de cerca de 100 centros atendimentos aos deficientes.

Mauro também lembrou que o projeto de lei que criou O Dia Estadual do Deficiente Físico foi de autoria da deputada Flora Izabel (PT) e o projeto que garante o passe livre para deficientes nos ônibus é de autoria do deputado Wilson Brandão (PSB).

Comentários