Geral

Descoberta evidência na \'Floresta Fóssil de que Teresina já esteve so

evdencia teresina mar estudo

Quarta - 14/11/2012 às 06:11



Foto: UFPI Rocha estudada pelos cientistas em Tertesina
Rocha estudada pelos cientistas em Tertesina
 Paleontólogos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram fósseis de cianobactérias (também conhecidas como algas verdes e azuis) na Floresta Fóssil do Rio Poti, no centro de Teresina.

A equipe é formada pelos paleontólogos Juan Cisneros (UFPI), Rosemarie Rohn (UNESP) e Roberto Iannuzzi (UFRGS) além de alunos dessas instituições. Os fósseis descobertos são conhecidos tecnicamente como estromatólitos, os quais são estruturas semelhantes a recifes, porém ao invés de estarem formados por restos de corais, são produzidos por minerais acumulados pelas cianobactérias.

Os estromatólitos são os fósseis mais antigos conhecidos no planeta e formam-se sempre em águas rasas e cálidas. Os fósseis encontrados em Teresina são da Era Paleozoica, aproximadamente 270 milhões de anos atrás. O achado é muito importante para a Paleontologia do Piauí, pois a presença destes estromatólitos na Floresta Fóssil constitui uma evidência de que a região de Teresina esteve sob o mar no final da Era Paleozoica. Os estromatólitos serão objeto de estudos mais aprofundados pela equipe de pesquisa.

A descoberta mostra a importância da Floresta Fóssil de Teresina para a ciência brasileira e a necessidade da sua proteção pelas autoridades e pela comunidade.

Fonte: Ufpi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: