Geral

Delegacia do Idoso monta operação para combater fraudes no interior do

interior idoso delegacia operações

Quinta - 15/09/2011 às 23:09



A partir desse mês de setembro a Delegacia do Idoso de Teresina com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, descentralizará os trabalhos da especializada e promoverá ações de combate a crimes praticados contra idosos em algumas cidades do interior do Estado, disse o delegado Mauro André, titular da delegacia do Idoso, em entrevista (14).


O delegado declarou que recentemente esteve na companhia do deputado federal Marlos Sampaio na secretaria de Segurança do Estado para solicitar ajuda para a realização de mais operações em municípios do interior, onde existe um número alto de fraudes contra idosos. “O secretário concedeu o apoio a delegacia e desde modo estaremos realizando visitas nos próximos meses ao interior, começando pelos municípios de Esperantina, Valença e Campo Maior”, revela.

Balanço das investigações

O delegado Mauro André, no cargo a cerca de seis meses analisa de forma positiva o primeiro semestre a frente da especializada. “Ao chegar à delegacia começamos a organizar a casa, montar a nossa equipe de investigadores e hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho", avalia.

Nesse primeiro semestre, a delegacia do Idoso desbaratou uma quadrilha especializada em fraudar idosos nos municípios de Oeiras e São Raimundo Nonato, sul do Piauí. Os acusados aplicavam golpes principalmente em idosos da zona rural, sendo que o crime contava com participação de advogados, informou.

Empréstimo consignado

Em média a delegacia do Idoso registra todos os meses cerca de 80 boletins de ocorrências. Os crimes mais comuns contra os idosos são: empréstimos consignados, estelionato (vulgo conto do vigário) e crimes de maus tratos (agressões físicas, psicológicas e abandono). “São criminosos que se aproveitam da fragilidade dos idosos para dar o golpe, muitas vezes pessoas de dentro da casa da vítima”, afirma o delegado.

Até junho deste ano foram registradas 140 denúncias de crimes relacionados a empréstimos consignados em Teresina. O delegado criticou a conduta de alguns bancos e financiadoras na hora de abordar o cliente. “Algumas empresas exageram ao pressionar as pessoas, principalmente as idosas, para fazer o empréstimo consignado. Muitas vezes, os idosos contraem empréstimos sem querer, e o pior, sem o conhecimento dos juros, geralmente altos”, denuncia.


Fonte: canal13

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: