Geral

Defesa Civil de Teresina atende a famílias que perderam casas por conta das chuvas

Outras residências também foram monitoradas devido aos alagamentos

Terça - 27/03/2018 às 18:03



Uma forte chuva atingiu a capital do Piauí, nessa segunda-feira (26), com distintos volumes em cada bairro da cidade. Por conta disso, a Defesa Civil Municipal realizou atendimentos e monitoramentos em regiões já acompanhadas em Teresina, com o intuito de evitar e minimizar riscos ocasionados pelas constantes chuvas.

Ao todo, foram realizados sete atendimentos, nos bairros Parque Brasil e Residencial Nova Teresina, ambos na zona Norte, e na Vila Irmã Dulce, zona Sul. Nas ações, foram atendidas duas famílias que perderam suas casas devido aos desabamentos na Nova Teresina e na Vila Irmã Dulce. Outras residências também foram monitoradas devido aos alagamentos. As demandas foram solicitadas através do número 153, plataforma de contato gratuito da população com a Defesa Civil.

Por conta dos riscos e desabamentos, a Defesa Civil encaminhou os moradores a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) de cada região para inclusão das famílias no Cidade Solidária. “Essas famílias receberão o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi. A inclusão delas no Cidade Solidária propicia o recebimento de um auxílio financeiro para que consigam um local seguro para ficar até a regularização de sua residência de origem”, explicou Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil.

O Programa Cidade Solidária possui duas linhas de atuação: o "Família Solidária" e o "Residência Solidária". No primeiro, a pessoa acolhida indica outra família para lhe receber e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 250. No segundo, a família deve indicar um imóvel, no valor de até R$ 250, para alugar, e a Prefeitura arca com o pagamento no prazo de um ano.

Sistematicamente, a família também é acompanhada pela Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sendo fornecido, caso necessário, cesta básica, kit acolhimento e kit limpeza. A Defesa Civil é vinculada à Semcaspi.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: