Arte e Cultura

Balé da Cidade demitirá 65 profissionais após rompimento de contrato com FMC

Associação que gerencia o Balé desde 2017 informou que o contrato de gestão não foi renovado

Da Redação

Sexta - 19/04/2024 às 12:32



Foto: Ascom Balé da Cidade
Balé da Cidade

A associação que gerencia o Balé da Cidade de Teresina comunicou, nessa quinta-feira (18), o rompimento do contrato de gestão com a Fundação Municipal Monsenhor Chaves (FMC) e anunciou 65 colaboradores estão de aviso prévio.

A Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina (AABCT) gerencia o Balé da Cidade desde 2017 e informou que vem tentando negociações para a renegociação do contrato desde dezembro de 2023, mas não houve resposta por parte da Prefeitura Municipal. A AABCT teme que o fim do contrato prejudique o andamento dos projetos e que os colaboradores que hoje compõem o Balé possam perder seus empregos.

A Associação informou que não há como continuar funcionando após o fim do contrato, pois depende integralmente dos recursos financeiros disponibilizados pela Prefeitura, mas declarou que os compromissos firmados até esta data serão cumpridos sem prejuízos aos contratantes.

Em nota, a FMC disse que não haverá descontinuidade do Balé da Cidade e que a situação será resolvida por meio de um chamamento público para estabelecer um novo contrato de gestão, “seja com a Organização Social Amigos do Balé ou com outra entidade que apresente a melhor proposta para o gerenciamento e aprimoramento deste relevante equipamento cultural da cidade de Teresina”.

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança contemporânea que vem há 30 anos atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento da dança piauiense e democratizando o acesso à arte. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação em diferentes ações e projetos, como apresentações públicas, conversas e formação continuada.

Mantido pela prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, o Balé tem importante papel na difusão e crescimento da produção de dança em Teresina desde a sua criação, sendo referência em formação artística e com seu repertório.

Comunicado da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina

Após meses intensos de busca por diálogo e inúmeras reuniões com a gestão pública municipal, informamos que não conseguimos reverter a decisão de rescisão unilateral do contrato de gestão e, consequentemente, não houve renovação do mesmo com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, comprometendo assim o vínculo trabalhista com os colaboradores.

Por conta disso, todos que fazem parte da nossa folha de pagamento, encontram-se de aviso prévio conforme estabelecido em lei, haja vista que a Associação depende integralmente dos recursos financeiros disponilizados pela Prefeitura.

Destacamos que os compromissos firmados até a presente data serão cumpridos sem prejuízos aos contratantes.

Cientes que fizemos tudo ao nosso alcance, deixamos esse comunicado como forma de transparência e respeito a todos que nos acompanham. 

Confira a nota da FMC

A Fundação Cultural Monsenhor Chaves reafirma seu compromisso com a cultura de Teresina e esclarece que não haverá descontinuidade do Balé da Cidade de Teresina, um importante patrimônio cultural criado e mantido por esta fundação há mais de 30 anos. O que está ocorrendo no momento é uma questão meramente administrativa, decorrente do término da vigência do atual contrato de gestão com a Organização Social que gerencia o Balé.

Informamos que essa situação será prontamente resolvida por meio da publicação nos próximos dias de um chamamento público para estabelecer um novo contrato de gestão, seja com a Organização Social Amigos do Balé ou com outra entidade que apresente a melhor proposta para o gerenciamento e aprimoramento deste relevante equipamento cultural da cidade de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: