Geral

Criminosos assaltaram 22 caixas eletrônicos no Piauí em 2016

Confira a lista de assaltos a agências bancárias que aconteceram no Piauí em 2016

Sábado - 31/12/2016 às 17:12



Foto: Samuel Brandão Criminosos explodiram agência da Caixa Econômica nesta sexta (25) na Av. Presidente Kennedy
Criminosos explodiram agência da Caixa Econômica nesta sexta (25) na Av. Presidente Kennedy

Em 2016, as quadrilhas de assalto à banco mudaram suas estratégias e houve um aumento no número de assaltos à caixas eletrônicos no Piauí, através de explosões. As informações são do Sindicato dos Bancários do Piauí. Ao todo, foram 22 assaltos, sendo 17 explosões e arrombamentos à caixas eletrônicos e 5 assaltos com reféns.

Segundo João Neto, diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, as quadrilhas sempre mudam o seu modus operandi. No ano de 2016, houve uma diminuição de assaltos diretos com reféns, diminuíram também os sequestros, houve um aumento nas explosões à caixas eletrônicos.

“Os sindicatos no país têm uma discussão com os bancos em relação a aumentar os mecanismos de segurança para inibir as quadrilhas e os modos como atuam, o problema é que os banqueiros acham que todo investimento que pode ser feito para melhorar ou aprimorar os mecanismos de segurança é apenas mais um gasto”, afirma o diretor do sindicato.

No Piauí, o sindicato dos bancários conseguiu, em parceria com a Deputada Flora Isabel, a aprovação da lei 6.168 onde consta uma série de mecanismos que os bancos têm que implementar para aumentar a segurança de funcionários e clientes nas agências. Essa lei municipal prevê a instalação de biombos de metal, coletes e armamento para vigilantes, além de um sistema de câmeras de alta resolução, mas todas essas mudanças ainda não foram atendidas, segundo o sindicato.

“Foram implementados vários mecanismos como divisórias, portas giratórias, mas, os mais caros e mais eficientes ainda não foram colocados. Faltam as câmeras nas fachadas térreas com alto poder de definição que seriam linkadas com o setor eletrônico da polícia, faltam os biombos de metal, coletes e armamento para vigilantes e colocar mais vigilantes na região dos caixas eletrônicos, isso iria diminuir a ação das quadrilhas no auto atendimento. Os banqueiros alegam que é muito custo que o melhor seria diminuir o volume de recursos”, finaliza João Neto, diretor sindical.

Confira a lista de assaltos a agências bancárias que aconteceram no Piauí em 2016.

 

Fonte: por Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: