Saúde

Vacinação contra raiva acontece neste sábado (30); confira os postos

FMS disponibiliza 130 locais de vacinação neste final de semana

Sexta - 29/09/2017 às 14:09



Foto: Ascom PMT Vacinação de Cães e gatos
Vacinação de Cães e gatos

Cães e gatos das zonas Norte e Leste da capital serão imunizados contra a raiva neste sábado (30), das 8h às 17h. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizará 130 postos de vacinação. Este ano foram definidas duas datas da etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica. Os cães e gatos das zonas Sul e Sudeste serão imunizados no dia 7 de outubro. A abertura da campanha de amanhã acontece às 9h, em frente ao Hospital do Satélite, localizado na Rua Rotary Club, nº 4265.

“A meta prevista para 2017 é imunizarmos 61.712 animais somente este final de semana nas zonas Norte e Leste. Estaremos trabalhando com 24 médicos veterinários, 423 vacinadores e anotadores e 25 motoristas”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011, em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

“Este ano dividimos os dias da vacinação por questões de logística. Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, diz Oriana Bezerra. Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Animais a partir de três meses de idade podem vacinar.

A gerente de Zoonoses pede que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina. Pedimos que um adulto leve o bichinho. De preferência em horário em que o sol não esteja tão quente, para não gerar estresse no animal”, ressalta a também veterinária Oriana Bezerra.

Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016 foram disponibilizadas 140 mil doses de vacina e cerca de 130 mil animais foram imunizados. A previsão é a mesma para este ano.

Clique aqui para ver os pontos de vacinação da zona Leste

Clique aqui para ver os pontos de vacinação da zona Norte

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: