Geral

Comitê de Mobilização Comunitária mobiliza lideranças religiosas no co

FMS Mosquito Dengue Doença Focos do Mosquito

Terça - 05/05/2015 às 22:05



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
Dando continuidade aos trabalhos de prevenção e combate à dengue, o Comitê de Mobilização Comunitária, criado recentemente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com outros órgãos, está instituindo novos meios de propagação dos conhecimentos relacionados à doença. O próximo passo é pedir o apoio das instituições religiosas nesta luta.

O objetivo é buscar o apoio destas lideranças para que eles aproveitem suas interações com a comunidade para repassar informações sobre como combater os focos do mosquito Aedes aegypti em casa e nas redondezas. “Para isso, foi instituída uma Comissão de Religião no comitê, formada por nove pessoas que se comprometeram a dialogar com estabelecimentos de diferentes crenças”, explica Júlia Santos, coordenadora de Educação em Saúde da FMS.

Um desses representantes é Adervaldo Dantas, que também é servidor da FMS. Responsável pelas Igrejas Católicas, ele irá se reunir na manhã da próxima quinta-feira (07) com párocos de toda a capital para levar informação e distribuir kits com cartazes e fôlderes. “Queremos envolver a sociedade como um todo, para que assim possamos despertar o espírito de contribuição coletiva e trabalharmos juntos para acabar de vez com a dengue em Teresina”, diz ele.

O Comitê de Mobilização Comunitária contra a dengue é uma entidade criada para combater a doença usando a comunicação e educação como principais armas. “Sua função é integrar os diversos órgãos envolvidos e a população e desenvolver ações que tornem a comunidade responsável também pela eliminação de focos da doença”, afirma Júlia Santos.

É de competência do Comitê conhecer a situação epidemiológica e entomológica do município; auxiliar na implementação das ações de saneamento ambiental e legislação, das ações de educação em saúde e das ações de mobilização social, bem como conhecer as ações de assistência aos pacientes desenvolvidas no município.

O Comitê é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: