Geral

Cidades do Piauí vão ganhar Pelotão de Policiamento Escolar

escolar pelotão ganharão cidades

Quinta - 13/10/2011 às 19:10



Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí o projeto da deputada Flora Izabel que autoriza o governo a criar o Pelotão de Policiamento Escolar em municípios piauienses com um contingente mínimo de 15 policiais com viatura. A iniciativa, segundo a parlamentar, visa conter e evitar a violência nas escolas públicas.



O projeto prevê ainda a concessão de incentivos aos professores e demais trabalhadores da Educação que atuam em áreas de risco e de difícil acesso e que lidam com alunos menores que cometeram atos infracionais.



Segundo a deputada Flora Izabel, as regiões de risco serão definidas levando em conta o número de ocorrências policiais, constatação da presença de tráfico de entorpecentes e vulnerabilidade das estruturas físicas das escolas públicas.



“Os casos de violência nas escolas públicas já assustam. Grande parte deles atinge os professores, vigias e diretores. Há casos de alunos drogados que ameaçam professores na sala de aula. Tudo isso gera um insegurança muito grande, o que resulta em abandono, por muitos professores, das escolas que ficam em áreas violentas. Para solucionar o problema apresentei o projeto que foi feito em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o Sinte”, explicou Flora Izabel.

Ela falou que o Pelotão de Policiamento Escolar tem atuação restrita a Teresina, com um trabalho permanente nas regiões Norte, Sul, Centro, Sudeste, Nordeste e na zona Rural. Segundo ela, a ideia do projeto é levar o pelotão para as cidades mais populosas, onde a violência nas escolas já é acentuada.



Segundo a deputada, dados coletados pelo Pelotão de Policiamento Escolar revelam que nos primeiros 6 meses de 2011foram registrados 63 ocorrências de violências nas escolas em Teresina; e 187 no ano de 2010. “O sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) realizou uma pesquisa em 2010 e constatou que 30% das escolas públicas de Teresina, por exemplo, já foram alvo de algum tipo de violência”, disse Flora.



De acordo com o projeto, o Governo do Estado deverá proporcionar aos auxiliares de vigilância das escolas públicas curso de aperfeiçoamento que tenha por base o atendimento ao público, defesa pessoal e situação de risco ou violência, que deverá ser ministrado pela Academia de Polícia da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: