Cidade

ESTÁVEL

Criança baleada no rosto durante festa junina passa por cirurgia no HUT

O estado de saúde da menina é estável e o ferimento não apresenta nenhum dano neurológico

Da Redação

Sábado - 01/07/2023 às 15:00



Foto: Reprodução HUT
HUT

Emilly Gabrielle Machado de Macedo, de apenas 05 anos, baleada no rosto na noite dessa sexta-feira (30) em uma festa junina, passou por cirurgia na manhã deste sábado (1º), no Hospital de Urgência de Teresina. A criança foi baleada durante uma tentativa de homicídio em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Mocambinho, na zona norte de Teresina.

Por meio de nota, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que a criança está bem e consciente e que o estado de saúde dela é estável e não apresenta nenhum dano neurológico. Ainda segundo a unidade de saúde, Emilly apresenta uma fratura de face que está sendo corrigida por meio de uma cirurgia bucomaxilo facial.

"Paciente foi vítima de lesão na face por arma de fogo. Foi recebida e avaliada pela equipe da emergência pediátrica do HUT, apresenta uma fratura de face que está sendo corrigida agora por meio de uma cirurgia bucomaxilo facial, mas ela está bem, consciente, estável e não apresenta nenhum dano neurológico", diz a nota.

Entenda o caso

Emilly Gabrielle Machado de Macedo, de apenas 5 anos, e uma mulher de 28 anos, Francimara Leôncio Carvalho, foram alvejadas com disparos de arma de fogo em uma festa junina, na noite dessa sexta-feira (3o), em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Mocambinho, na zona norte de Teresina.

A Polícia Militar do Piauí informou que o alvo do criminoso era o pai da criança que foi atingida com o disparo da arma de fogo. O atirador foi identificado como Hallyson Rodrigo Pereira do Nascimento, de 24 anos. Ele foi preso ainda na noite de sexta-feira por policiais do 9º BPM.

O que é a cirurgia bucomaxilo facial?

A cirurgia bucomaxilo facial é um procedimento bastante específico que, quando indicado e feito por um profissional responsável, pode trazer excelentes resultados. Este tipo de cirurgia trata doenças e tumores da boca, além de corrigir anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados - as chamadas assimetrias. A cirurgia bucomaxilo facial faz parte da área de traumatologia e é indicada, ainda, para casos de impactos nos quais o maxilar é atingido.

A maior parte do tempo, a cirurgia é feita no interior da boca. É muito incomum realizar a cirurgia com um corte no rosto. O intuito é “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula), o queixo, ou até mesmo os três ao mesmo tempo. Então, é preciso fixar a nova posição no local por meio de parafusos e placas, feitas de titânio.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: