Cidade

ALERTA

Rio Poti está a 1m de inundar e Defesa Civil fará inspeção neste sábado (06)

A verificação será realizada neste sábado (06), devido ao risco de inundação.

Da Redação

Sexta - 05/04/2024 às 10:45



Foto: Autoria desconhecida/Google Rio Poti em Teresina
Rio Poti em Teresina

As previsões indicam que as chuvas devem continuar intensas nos próximos dias em todo o Piauí e o rio Poti, que está na cota de alerta em Teresina, deve atingir a cota de inundação. Os dados da Defesa Civil municipal indicam que falta apenas um metro para que a inundação ocorra, o que representa risco para cerca de 30 famílias ribeirinhas da zona norte da capital. Por conta disso, os técnicos do órgão preparam uma inspeção fluvial para este sábado (06). 

Eles sairão de barco, percorrendo o rio Parnaíba e verificando a situação das margens. A expedição sairá do píer do Iate Clube, seguindo pelo Encontro dos Rios até o restaurante O Pesqueirinho, que fica às margens do Poti, no bairro Poti Velho. O gerente da Defesa Civil de Teresina, Marcos Rolf, informa que foram realizadas visitas a três bairros na região norte da capital nesta sexta (05). "Estamos fazendo visitas, passando pela estação de bombeamento da avenida Boa Esperança.  O rio Parnaíba subiu muito, e amanhã faremos o monitoramento do rio Poti, Parnaíba, e famílias ribeirinhas", explica.

Conforme o gerente da Defesa Civil, caso o rio Poti transborde, cerca de 30 famílias serão atingidas. Dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta quinta-feira (4) apontam que o nível do rio Poti podem ultrapassar os 8 metros. Já o rio Parnaíba, a previsão é que fique acima dos 4 metros. 

Até o momento, ainda segundo a Defesa Civil, cinco  famílias foram retiradas de suas casas e colocadas no programa Família Solidária. A retirada se deu por problemas estruturais nas casas em que viviam ou alagamento. A maioria vive no residencial Pedro Balzi, zona sudeste. 



Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: