Geral

Após 36 dias, professores da rede estadual decidem pelo fim da greve

Greve professores rede estadual sine

Segunda - 21/03/2016 às 15:03



Foto: Orlando Portéla A reunião aconteceu no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho
A reunião aconteceu no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho
Professores da rede estadual de ensino decidiram pelo fim da greve em assembleia na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho. A categoria aceitou a proposta de dividir o reajuste de 11,36% em duas parcelas, uma de 4% de janeiro a junho e outra de 7,36% a partir de julho. O acordo, entre o sindicato dos professores do estado do Piauí e o governo, foi intermediado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na última sexta-feira (18).

"A assembleia foi bastante representativa com professores vindo de todo o interior. Consideramos essa proposta uma vitória, pois iniciamos a greve o Governo dizendo que não pagaria o piso porque já estávamos ganhando acima da média nacional. O Governo vinha querendo parcelar esse reajuste em cinco vezes, depois passou para três e conseguimos que isso fosse feito em duas vezes, o que é uma vitória para a categoria", disse a presidente do Sinte-PI, Odeni da Silva.

Ontem, a greve dos professores completou 36 dias.O fim do movimento será comunicado aos diretores das escolas estaduais e o retorno às salas de aula variam de acordo com cada unidade escolar. "Caberá à direção de cada escola orientar se os professores retornam hoje ou só depois da Semana Santa", reitera Odeni da Silva.

A representante da categoria espera que o acordo seja cumprido pelo Governo. Caso contrário, os professores ameaçam reiniciar o movimento grevista no mês de agosto. A presidente do Sinte-PI destaca ainda que, para os funcionários da Educação dos níveis médio e superior, o reajuste será de 2/6 retroativo a janeiro e 4/6 para janeiro de 2017. Já para o segmento operacional o pagamento será reajustado no valor do salário, em torno de 9%, retroativo a janeiro.

Fonte: Graciane Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: