Geral

APIPA pede ajuda para custear cirurgia de cadelinha que teve pata ampu

apipa cadela maus tratos ajuda cirurgia

Sábado - 08/11/2014 às 14:11



Uma cadelinha, que já ganhou o nome de Vitória, foi encontrada gravemente ferida na última quinta-feira (06) no bairro Gurupi, zona Leste de Teresina. A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais – APIPA foi acionada e fez o resgate do animal. Contudo, devido à gravidade da agressão que amputou parte da pata dianteira esquerda de Vitória, ela precisará passar por cirurgia. Sem poder custear o procedimento, a Associação pede ajuda à sociedade.
“Pela forma como está o ferimento, acreditamos que tenha sido amputada com um facão. Foi um ato de muita maldade. Achamos que está prenhe e venha até perder os filhotes. Mas a situação não dava pra esperar, pois já estava necrosando”, informa a vice-presidente da APIPA, Daniela Ramos.
Realizada de forma emergencial, a cirurgia vai custar R$ 500 e a Associação não pode arcar com os custos, já que mantém quase 300 animais, dentre cães e gatos, em seu abrigo, que necessitam de inúmeros cuidados. Para os que puderem ajudar, estão disponíveis as contas bancárias: no Banco do Brasil, AG. 3507-6 C/C 57615-8. Caixa Econômica Federal: AG. 855 OP. 13 C/P 83090-0. Santander AG. 4326 C/C 13000087-4
Daniela destaca ainda que situações como as de Vitória chegam quase diariamente à sede da APIPA, que nem sempre pode socorrer os animais devido aos poucos recursos disponíveis. Os animais são agredidos a pauladas e até facadas. Além disso, há os casos de abandono, que igualmente constituem crimes de maus tratos.
“Além dos maus tratos físicos, outra coisa que nos preocupa muito são os abandonos. Animais adultos, idosos e muitos filhotes. Por isso ressaltamos tanto a importância da castração de cães e gatos. Assim poderemos ajudar na prevenção de novos nascimentos de bichinhos indesejados e diminuir os maus tratos e abandonos”, relata.
Como denunciar
Quem flagrar situações de abandono ou agressão a qualquer espécie animal, pode denunciar por meio dos contatos da Polícia Ambiental do Piauí: (86) 3225-2748 / (86) 9929-3407 e os e-mails: cipama@pm.pi.gov.br / bpa@pm.pi.gov.br
O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal Nº 9.605 e pelo artigo 164 do Código Penal brasileiro. O artigo 32 da Lei diz que “é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Quanto à pena, a prisão pode chegar a um ano, além de multa. No Código Penal, o artigo 164 determina que é crime “introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo”. A pena é de detenção de até seis meses ou multa.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: