Geral

ANA proibe Transnordestina de retirar água de açude em Paulistana

açude transnordestina água proíbe Ana

Sábado - 22/08/2015 às 23:08



Foto: Meio Norte/ Efrém Ribeiro Pilares de uma das pontes da Transnordestina do Piauí
Pilares de uma das pontes da Transnordestina do Piauí
Depois de uma audiência na cidade de Paulistana, a 452 km de Teresina, a Agência Nacional de Águas determinou a suspensão da retirada de água da barragem Ingazeiras, pela construtora que realiza a obra da Transnordestina na localidade. A informação foi repassada pelo deputado estadual Rubem Martins (PSB), que participou na audiência.
De acordo com o deputado, os presentes pediram a suspenção da retirada de água pela construtora. O Coordenador de Marcos Reguladores e Alocação de Águas, e também representante da Agência Nacional de Águas na Audiência, Wesley Gabrieli De Souza, então determinou o prazo de um mês para que a empresa parasse de captar a água do açude.
“A ANA determinou que a partir da próxima segunda-feira, a construtora tem que reduzir em 40% a quantidade de água que costumava tirar do açude. E a partir do dia 19 de setembro, 30 dias depois da realização da audiência, ela terá que suspender totalmente a retirada de água. Como solução, foi apresentada a opção de que a empresa retire água da barragem da cidade de Patos, que fica a 52 km de distância da obra”, esclareceu o deputado sobre os encaminhamentos da audiência.
O deputado explicou que a água é retirada pela empresa para a obra da transposição do rio, o que tem gerado insatisfação popular e de entidades preocupadas com a distribuição de água na cidade, uma vez que o açude está seco e pode prejudicar o abastecimento para a população. “O Objetivo da audiência foi a suspenção da retirada de água pela empresa, porque a barragem está correndo o risco de secar, já que não tem muita água. Além disso, foi tratada a questão da poluição da barragem, por ela estar em zona urbana
Estavam presentes na reunião a deputada estadual Liziê Coelho (PTB), o prefeito de Paulistana, Didiu Melo, a promotora do Ministério Público do Piauí, Emmanuelle Dantas, o diretor local da Agespisa, Kléber Sousa, Francisco Ribeiro, do DNOCS, Roberto Arrais, da EMATER, Elpídio Cavalcanti, Daniel Batista e Agamenon Batista, da OAB/PI, ambientalistas da ONG INGABIOS, o gestor ambiental Francisco Pedrosa, além de vereadores da cidade e representantes da igreja.
A obra
A Transnordestina é uma obra ferroviária que deve ter 1.728 km, para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, a 489 km de Teresina. O projeto visa aumentar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

Fonte: com informações do cidadeverde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: