Política

Amadeu Campos pretende criar CIER nas zonas Norte e Leste

Plano de governo do PTB inclui a criação de Centros Integrados de Reabilitação

Quarta - 31/08/2016 às 19:08



Foto: Assessoria Amadeu Campos em campanha
Amadeu Campos em campanha

O candidato a Prefeitura de Teresina, jornalista Amadeu Campos, da coligação “Hora do Novo – Tempo de Mudar”, vem realizando caminhadas por todos os bairros da cidade, e um dos projetos que o candidato a prefeito vem destacando em seu plano de governo é a criação de dois Centros Integrados de Reabilitação – “Ceirzinhos” – nas zonas norte e leste de Teresina, além da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência. A inclusão é um dos eixos principais do Plano de Modernização de Teresina (PMT).

Amadeu destaca que apesar do grande número de pacientes atendidos mensalmente pela instituição, ainda existem cerca de 700 pessoas em uma fila de espera que necessitam de reabilitação, em especial, física e intelectual. “Vamos propor a criação de dois Centros nas regiões Norte e Leste para fazer a reabilitação nas duas maiores demandas. Há programas específicos para a criação desses centros, além de recursos disponíveis para a construção e recursos disponíveis no Ministério da Saúde para custeio, manutenção mensal, mas precisaria de um complemento do município que para que esses centros sejam uma realidade contribuindo para a humanização do atendimento”, disse o candidato.

Vivendo o dia a dia de um portador de necessi­dades especiais de locomoção, Amadeu Cam­pos quer tornar as políticas de inclusão uma marca forte na sua gestão. Hoje, Teresina já conta com o Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, que oferece apoio à reabilitação de pes­soas com deficiências. O CEIR é um grande mé­rito e uma marca do governo Wellington Dias, sob a coordenação da secretária e deputada Rejane Dias. No entanto, sua capacidade para atender a pacientes de todo o Estado do Piauí e até de estados vizinhos é limitada.

Para o petebista, a descentralização dos serviços para outras zonas contribuirá para atender toda a demanda de uma forma mais efetiva. “Mais duasunidades na cidade será muito importante em benefício da população trazendo uma agilidade no atendimento e garantindo direitos das pessoas com deficiência da capital”, defendeu. Segundo ele, dados de 2010 do IBGE apontam que em Teresina aproximadamente 24,5% da população tem algum tipo de deficiência, considerado um percentual elevado.

Outra proposta de Amadeu Campos será criação da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência, ligada diretamente ao gabinete do Prefeito, para promover e articu­lar todas as políticas públicas de apoio a estas pessoas especiais. “Nosso programa de governo contará com um conjunto de projetos que virão para ame­nizar o descaso das políticas públicas munici­pais nas últimas décadas. Estes projetos serão desenhados e implementados em parceria com o governo do Estado, que tem uma política pre­miada nacionalmente na área da pessoa com deficiência. Assim, para os próximos quatro anos, a Prefei­tura deverá melhorar ainda mais o Programa Transporte Eficiente, cuidar para que todos os prédios e espaços de uso público tenham equi­pamentos de acessibilidade”, finalizou o candidato a Prefeitura de Teresina pelo PTB. 

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: