Polícia

Agentes penitenciários impedem fuga de oito detentos em Esperantina nesse domingo

Com vários problemas, penintenciária de Esperantina tem apenas 5 agentes para monitorar 400 detentos

Segunda - 28/11/2016 às 14:11



Foto: Divulgação Penitenciária de Esperantina
Penitenciária de Esperantina

Agentes penitenciários conseguiram abortar uma fuga de oito presos da Penitenciária Regional de Esperantina, localizada a 190 Km de Teresina.

Em uma ronda de rotina nos arredores da unidade feita pelos agentes plantonistas por volta  das 22h, os agentes detectaram uma movimentação anormal no corredor de acesso aos pavilhões e ao adentrarem ao corredor se depararam com os oito detentos que estavam prestes a conseguir êxito na fuga. Os detentos haviam cerrado as grades da cela "A" da triagem interna e já estavam no corredor central do presídio, faltando poucos obstáculos para concretizarem a fuga.

O Presídio de Esperantina passa por diversos problemas estruturais e superlotação. Na semana passada, foram encontradas 70 armas artesanais, celulares, drogas e um mapa da planta do presídio. A cerca elétrica está sem funcionar há mais de 02 anos, a unidade que deveria atender 157 internos, atualmente está com aproximadamente 400 detentos.

Em virtude do baixo efetivo de Agentes Penitenciários atualmente existente no Sistema Prisional do Piauí, há no Presídio  de Esperantina apenas 05 Agentes diariamente para atender essa enorme população carcerária em suas necessidades básicas e ainda são os responsáveis pela Segurança, fazendo o difícil  e perigoso  trabalho  de impedir  fugas, rebeliões e mortes de presos dentro do  Presídio

"Amanhã, dia 29, a partir das 10:00hs da manhã  na se do SINPOLJUSPI haverá  uma Assembléia  Geral dos Agentes Penitenciários, a categoria cobra do Governo  do Estado o cumprimento  de Leis e Acordos Judiciais que contemplam 275 Agentes Penitenciarios com Promoções e poderá  deflagrar  GREVE caso não haja  um posicionamento  positivo em relação  a essas demandas" afirma José  Roberto, presidente do Sinpoljuspi.

Fotos dos fugitivos:

 Detento

Detento

DetentoDetentoFoto: Divulgação
DetentoDetentoFoto: Divulgação

 Detento

DetentoDetentoFoto: Divulgação

DetentoDetentoFoto: Divulgação 

Fonte: Com informações do Sinpoljuspi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: