Política

Abelardo Pior Vilanova é eleito presidente do TCE-PI

Abelardo Pio VIlanova prometeu continuar a fiscalização dos gestores públicos

Segunda - 29/10/2018 às 16:10



Foto: TCE-PI Conselheiros fazem a apuração dos votos
Conselheiros fazem a apuração dos votos

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí elegeu nesta segunda-feira (29) a nova diretoria para o biênio 2019/2020. O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito por unanimidade presidente do TCE-PI, substituindo o atual presidente, conselheiro Olavo Rebelo.

A conselheira Lilian Martins foi eleita vice-presidente. O decano do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, presidiu a sessão. Também foram eleitos os conselheiros Kléber Eulálio como corregedor-geral; Waltânia Alvarenga controladora-geral; e Olavo Rebelo, ouvidor-geral do TCE-PI. Os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Alisson Araújo foram escolhidos como auxiliares da Ouvidoria e da Controladoria, respectivamente.

Os conselheiros Luciano Nunes e Kennedy Barros foram eleitos presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras. O conselheiro-substituto Jackson Veras foi eleito conselheiro-auxiliar da Presidência e o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, para a diretoria-geral da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC). A vice-diretora eleita da EGC é a auditora de Controle Externo Valéria Leal, diretora de Fiscalização da Administração Estadual. A nova diretoria tem até o dia 20 de dezembro para a posse administrativa. A nova gestão iniciará oficialmente em 1º de janeiro de 2019.

Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva
Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí                         [Foto: Paulo Pincel]

Quem é

Natural de Regeneração (PI), Abelardo Pio Vilanova e Silva é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Controle Externo da Administração Pública. É servidor de carreira do TCE-PI, onde ingressou por meio de concurso público para o cargo de auditor de Controle Externo, em 1995. Em 2002, foi nomeado conselheiro, na cota de auditor.

Atual vice-presidente do TCE-PI, ele vai ocupar pela segunda vez a presidência da Corte de Contas – a primeira foi no biênio 2009/2010. Foi ainda vice-presidente nas gestões 2002/03 e 2007/08. Ao se pronunciar após a eleição, ele agradeceu a confiança dos conselheiros e disse que administrará o TCE-PI com a colaboração de todos os membros, servidores e procuradores do Ministério Público e Contas (MPC).

Fonte: TCE-PI/Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: