BLOG DO DEUSVAL

Por Deusval Lacerda

Meirelles, presidenciável?

Ministro da Fazenda, Henrique Meireles Ministro da Fazenda, Henrique MeirelesFoto: Reprodução

O brasileiro começou a semana com a declaração do onipotente ministro da Fazenda Henrique Meirelles: "Sou presidenciavel". Como é sabido, o ministro é do Partido Social Democrata (PSD) do Gilberto Kassab. Sigla que desde a criação alardeou que não seria esquerda, direita ou centro. O que levou a deputada Luíza Erundina a definir como "uma legenda eleitoral".

Ao gosto do fundador Kassab e do prócer Meirelles. Ambos serviram aos governos Lula e Dilma. Meirelles, presidente do Banco Central. Kassab, ministro das Cidades. No atual governo golpista, são figuras de proa. Meirelles, chefe da economia. E Kassab o ministro das Comunicações. Confirmou-se a profecia da Erundina.

O reino do vizir da Fazenda é marcado por medidas de austeridade que deixam o povo desnorteado. A PEC dos Gastos congelou por 20 anos os investimentos que pioraram os índices de violência e as deficiências na saúde e na educação. Além de cortes nos programas sociais e áreas que promovem o desenvolvimento humano e do Brasil.

Mas também orientou mudanças substanciais na normalização trabalhista (CLT) em prejuízo da sociedade brasileira, como se o Brasil tivesse estruturação econômico-institucional-governativa do Primeiro Mundo. E agora prega a "reforma da previdência" para incidir mais prejuízos à classe trabalhadora pátria.

Por tudo isso, o ministro Meirelles vai se arrepender da graça de ser candidato à presidência da República. E com o seu jeitão sorumbático, não há dúvida que será mais um dos sem-votos nas eleições de 2018. Isto se realmente tiver coragem de enfrentar a população, que sinceramente acho muito difícil.

Comentários