Governo do Piauí planeja programa para ajudar imigrantes venezuelanos

Reunião no Palácio do Karnak Reunião no Palácio do KarnakFoto: CCOM

O governo do Piauí está preparando um programa especial para a interiorização de imigrantes venezuelanos que procurem abrigo no Estado. Atualmente, 16 estados já receberam venezuelanos que entraram no Brasil pelo estado de Roraima.

"O programa terá o objetivo de proporcionar ajuda humanitária a imigrantes, diz o professor Roberto John, chefe da representação do governo no Piauí em Brasília. Ele explica que essa ação do governo está sendo planejada por orientação do governador Wellington Dias.

Na sexta-feira (08.03), Roberto John se reuniu com outros secretários e representantes da Cáritas para tratar da criação de um grupo de trabalho que vai elaborar o programa de interiorização dos migrantes venezuelanos no Estado. A reunião foi no Palácio de Karnak.

Depois da reunião, Roberto John enviou um relatório do que foi discutido para o governador Wellington Dias, para governadora em exercício, Regina Sousa, e para os demais participantes do encontro.

A seguir, a íntegra do relatório:

"A REUNIÃO FOI FEITA A PARTIR DE DEMANDA DO SENHOR GOVERNADOR WELLINGTON DIAS. APÓS UMA APRESENTAÇÃO DO CONTEXTO POLITICO-ECONÔMICO DA PRESENÇA DE CIDADÃOS(AS) VENEZUELANOS(AS) NO BRASIL, ATRAVÉS DE RORAIMA, E DA ESTRATÉGIA DE INTERIORIZAÇÃO DESSES MIGRANTES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, NUMA AÇÃO COORDENADA PELA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES (OIM) - AGENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AS MIGRAÇÕES, EM CONJUNTO COM O GOVERNO BRASILERIO ATRAVES DA SECRETARIA NACIONAL DE CIDADANIA DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS (ATUALMENTE 16 ESTADOS JÁ RECEPCIONARAM PARTE DESSES MIGRANTES), FORAM ACORDADO OS SEGUINTES PONTOS:

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO DO PIAUÍ PARTICIPAR DESSA AJUDA HUMANITÁRIA

A ARTICULAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO PARA PARTICIPAR NA EXECUÇÃO DE AÇÕES DA PASTA;

A ARTICULAÇÃO COM A CÁRITAS REGIONAL E DE TERESINA COM OS ÓRGÃOS DE GOVERNO NA ORGANIZAÇÃO DESSE RECEPTIVO;

QUE O PIAUÍ PARTICIPE COM UM PILOTO DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE DE SUPORTE (CONDIÇÕES DE RECEBE-LOS);

FOI RELATADA A POSSIBLIDADE DE UMA EMPRESA ABSERVER ENTRE 20 E 30 VENEZUELANOS NO EMPREENDIMENTO DE ENERGIA SOLAR EM SÃO GONÇALO DO GURGUEIA;

ESTÁ PREVISTA UMA VISITA- REUNIÃO DO CHEFE DA MISSÃO DE INTERIORIZAÇÃO DA OIM AO PIAUÍ, DIA 15 DE MARÇO/19;

UMA SITUAÇÃO É A PRESENÇA DE VENEZUELANOS SEM NENHUM CONTROLE DO ESTADO, ATUANDO EM TERESINA E TIMON NOS SEMÁFOROS;

A CARITAS SOLICITA APOIO DO ESTADO NA DISPONIBILZAÇÃO DE PEQUENOS ABRIGOS PROVISÓRIO PARA TRAGEM, CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO;

QUE O GOVERNO DEFINA UM GRUPO DE TRABALHO (SUGESTÃO DECRETO) QUE IRÁ COORDENAR E ENCAMINHAR AS DEMANDAS DESSA AÇÃO HUMANITÁRIA.

O GRUPO DE TRABALHO DEVERÁ ESTABELECER DIÁLOGO E PARCERIAS COM ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL, GOVERNOS MUNICIPAIS, ÓRGÃOS ESTADUAIS, NACIONAIS E INTERNACIONA.

O CHEFE DA MISSÃO DA OIM- ONU DEVERA VIR AO PIAUI DIA 14 OU 15 DE MARÇO PARA TRATAR DOS ULTIMATOS DESSA AÇÃO JUNTO AO GRUPO DE TRABALHO.

TERESINA, 08 DE MARÇO DE 2019"

Comentários

BLOG DO BRANDÃO

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há mais de 35 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Atualmente é diretor de jornalismo do portal www.piauihoje.com

Sobre o Blog

O blog traz comentários e pensamentos do autor sobre notícias de várias áreas e setores, como maior dedicação aos acontecimentos políticos e sociais do Piauí, do Brasil e do Mundo.

Apoio: