TURISMOLOGIA

Por Francisco Correia

Pessoas que fazem o Turismo no Piauí

Turismologia 2 Turismologia 2Foto: Reprodução

ENTREVISTAS: SORAYA MAHMUD PEDÓ

Diretora do HOTEL VILLAGIO URUÇUÍ ( URUÇUÍ-PI )


Turismologia 1

Qual sua origem?

Sou filha de pai árabe, nascido na Jordânia. Eu nasci em Porto Alegre/RS

Há quanto tempo você atua no setor de hotelaria? O que lhe motivou a empreender em Uruçuí?

Há 15 anos e meio cheguei a Uruçui, sem ideia de investir no setor de hospedagem. Viemos trabalhar no setor agrícola. Havia na cidade alguns estabelecimentos, inclusive até eu encontrar uma casa para fixar residência, fiquei em um local. Era um local com boa estrutura, mas nada aconchegante. Logo veio a ideia de fazer o hotel, tínhamos um dinheiro para investimento e resolvemos aplicar na construção de um prédio novo, com todo conforto.

Qual a capacidade do Hotel Villagio? Existe algum planejamento para ampliação do hotel?

Hotel Villagio hoje tem 16 apartamentos completos e um projeto de um prédio anexo com mais 15 apartamentos.

A taxa de ocupação na rede hoteleira no Sul do Piauí é atraente para novos investidores?

Em outras cidades há necessidade de novos investidores. Em Uruçui, além do Hotel Villagio, temos mais dois hotéis completos e com grande estrutura para atender a demanda na cidade, que acontece em certos períodos do ano.

Os profissionais ligados as indústrias de produção e exportação de soja, são os principais clientes da rede hoteleira?

Hoje, 90% de nossos hóspedes estão ligados a agricultura, sendo eles agrônomos, representantes de produtos agrícolas, novos investidores de todos os estados do País e muitos do exterior.

Existe Calendário de Eventos e um site com informações turísticas de Uruçuí e região?

O calendário de eventos existe, temos uma grande programação na cidade durante todo o ano que atraem visitantes de várias cidades. O site não foi desativado, mas não é atualizado há vários meses.

O humorista João Cláudio Moreno afirma que o Piauí "é distante dele mesmo", que os piauienses do norte não conhecem o Sul do Piauí. Em sua opinião, quais os principais obstáculos para esses deslocamentos?

Não diria obstáculos, mas o Piauí de norte a sul tem características diferentes e por isso “públicos” diferentes. Ao norte o litoral atrai turistas, caracterizando o local como lugar de diversão, festas, descanso. Já o sul é caracterizado por local de trabalho, região totalmente agrícola onde visitas são vistas como especulação ou de puro interesse em negócios

Contato:

Turismologia 3

Hotel Villagio Urucui

Rua Sol Poente, n° 100

Bairro Novo Horizonte II

Urucui - PI

Fones: (89)999101162

(89) 999063313

Email: soraya.mahmud@hotmail.com

============================================================

FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS

Turismologia 4

Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais em Turismo – ABBTUR Nacional, convida os profissionais a participarem do Fórum Gramado de estudos turísticos. A entidade está apoiando o evento, que visa discutir o Turismo como Ciência a serviço do desenvolvimento do País.

3 dias de imersão voltados ao futuro do turismo e sua inserção no desenvolvimento sustentável no país. Temas que estarão em debate:
•Turismo como ciência;
• Desenvolvimento sustentável do turismo;
• Inovação;
• Turismo, o negócio do futuro;
• Marcos Regulatórios para destinos turísticos

A ABBTUR realizará um painel " A questão jurídica da construção da profissão de Turismólogo. Mais informações: www.forumgramado.com.br

Turismologia 5

Centro de Portugal em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal assume um lugar privilegiado na edição deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’18, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa, de 28 de fevereiro a 4 de março.

A BTL distinguiu a região como Destino Nacional Convidado da mais importante feira de turismo do país, num sinal de apreço pela capacidade de renovação de um território tragicamente afetado no verão passado. As principais novidades da presença do Centro de Portugal na BTL foram anunciadas em conferência de imprensa e que tiveram como intervenientes Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Maria João Rocha de Matos, da Fundação AIP; e a Diretora da Bolsa de Turismo de Lisboa, Fátima Vila Maior.
O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal. No entanto, por ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2: mais 54 m2 do que em 2017. De salientar, que a participação na feira será este ano gratuita para as empresas diretamente afetadas pelos incêndios de 2017, no que constitui um inestimável e solidário incentivo.

No total, vão estar representadas 30 empresas e instituições do Centro de Portugal, além das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região, a saber: Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
O stand vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão experimentar dois simuladores, um de surf e outro de bicicleta (neste, poderão percorrer virtualmente troços da ecopista do Dão), ou jogar minigolfe, entre outras atividades. Haverá também um espaço dedicado aos Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha, Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados (PTI) das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de Portugal.
Continuando a apelar às sensações dos visitantes, ao longo dos cinco dias de feira haverá experiências e degustações enogastronómicas, em parceria com a Escola de Hotelaria de Coimbra e com a presença de chefes de cozinha da região. Como é evidente, não faltarão os momentos de animação cultural e eventos institucionais, a cargo das Comunidades Intermunicipais.

O pacote promocional Destino Convidado prevê ainda a colocação de elementos promocionais identitários da Região Centro, em locais estratégicos de Lisboa. O destaque maior vai para o Campo Pequeno, onde será instalada uma tela de grandes dimensões, alusiva à região, e uma réplica de um dinossauro, proveniente do Dino Parque da Lourinhã.
Uma ação promocional de rua, no dia 23 de fevereiro, no Cais do Sodré, com distribuição de bilhetes de entrada para a feira, flyers promocionais e outro merchandising.

A acrescentar a tudo isto, no dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, será assinado no stand da APAVT o protocolo “Turismo Centro de Portugal – Destino Convidado APAVT 2018”. Em data ainda a definir, será também assinado um Protocolo com IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que estabelece formas de colaboração entre as duas entidades.

FONTE: Fevereiro 16, 2018 BTL , Centro de Portugal , Pedro Machado

Turismologia 6

Vale do Sonho Hotel & Eventos tem programação especial de Páscoa

O Vale do Sonho Hotel & Eventos, situado em Guararema a cerca de 80 quilômetros da capital paulista e a menos de 40 de São José dos Campos, preparou programação e valores especiais para quem quer passar a Páscoa em um lugar rico em atrativos naturais e culturais. A programação foi planejada para agradar a família inteira. Todos os pacotes contam com: drink de boas vindas, monitores para recreação adulta e infantil, eventos culturais e gastronômicos, caça aos ovos de Páscoa, além de city tour em Guararema.

O hotel oferece completa estrutura com áreas de lazer e acomodações contam com confortáveis chalés e apartamentos equipados com televisão, ar-condicionado, frigobar e WiFi. Para garantir o entretenimento dos hóspedes, o Vale do Sonho dispõe de duas piscinas, sendo uma delas climatizada e com toboágua, cascata, piscina infantil, sauna, parquinho, playground, quadra poliesportiva, salão de jogos, mini tirolesa, cama elástica e brinquedos infláveis – algumas dessas atrações estão de frente para o Rio Paraíba do Sul, numa área ajardinada de 12mil m².

Turismologia 7

Além das diversas opções de lazer, o Vale do Sonho tem uma localização privilegiada. Guararema conta com diversas atrações como a Ilha do Pau D’alho, Igreja de Nossa Senhora da Escada - que possui a única imagem de São Longuinho no Brasil - e o Parque Municipal da Pedra Montada, além de Centro Artesanal, passeio de trenzinho e Maria Fumaça, Orquidário e alambiques artesanais. Tudo isso sem contar o ambiente de interior e clima de tranquilidade.

Para mais informações: www.valedosonho.tur.br , (11) 4693-1894 ou o whatsapp (11) 9.7147.9683

Turismologia 8

Ryanair: Tripulantes de cabine agendam greve

Os tripulantes de cabine da Ryanair decidiram convocar até três dias de greve na última quinzena de março e até três dias na primeira quinzena de abril devido às práticas empresariais que prejudicam gravemente direitos dos trabalhadores.

Em assembleia-geral realizada ontem, em Lisboa, os tripulantes decidiram mandatar a direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) para “ convocar até três dias de greve a realizar na última quinzena do mês de março e até três dias a realizar na primeira quinzena do mês de abril de 2018, caso não haja uma alteração imediata e substancial das práticas empresariais que prejudicam gravemente os direitos dos tripulantes de cabine .

Segundo a moção aprovada na reunião magna, enviada ao Opção Turismo, a companhia aérea de baixo custo é acusada de não cumprir a legislação laboral portuguesa e de deterioração das condições de trabalho nos últimos anos.

Fonte: Opção Turismo.

Comentários