TURISMO RURAL

Por Teresinha Ferreira

Construindo Roteiros Rurais

Turismo Rural Turismo RuralFoto: Ascom

Um dos grandes problemas que a zona rural enfrenta é o fraco desempenho da economia rural que não consegue provocar um processo de crescimento perene para a população. A população das localidades sobrevive na sua grande maioria do agronegócio, da pecuária extensiva e da plantação de roças. Outra peculiaridade da região é a existência de sítios que tanto podem ser produtivos, ou apenas voltados para o lazer familiar, mas que gradualmente estão sendo inseridos no setor serviços, com a locação para eventos.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), realizou em 2014 um mapeamento de algumas áreas da zona rural, para o conhecimento da região relativo as potencialidades para o Turismo Rural. A pesquisa contemplou localidades, como Santa Tereza, Coroatá, Fazenda Nova, Cajaíba, Cacimba Velha, Tapuia, Soinho, Socopo e Baixão do Carlos, e cadastrados vários sítios com potencial econômico.

Na região, foram encontradas vários empreendimentos econômicos como: Fábrica de laticínios, unidades domésticas de criação de galinhas, vários assentamentos rurais, frigorífico, bares, pequenos restaurantes, fábrica de cajuína, exploração de piscicultura, produção de leite, haras, grandes fazendas, sítios , padarias, mercadinhos, espaços de recuperação de pessoas em situação de risco, fabricação de cachaça, produção de plantas tropicais, ateliê de artesanato, com potencialidade para implantar roteiros de turismo rural.

Seguindo essa tendência, em 2017 foi articulado o Primeiro Roteiro de Turismo Rural, conhecido como Rota do Gavião.

A ROTA DO GAVIÃO fica na zona rural leste, envolvendo povoados da Grande Cacimba Velha, como: Serra do Gavião, Santa Tereza, Calengue.

Rota do Gavião

Integra este roteiro 04 propriedades: Didi do Tambaqui, Sítio Araxá, Sitio Titara, Fazenda Vale do Leite

Explorando a Rota do Gavião:

Turismo Rural
Turismo Rural

Turismo Rural

Turismo Rural
Turismo Rural

Turismo Rural

Turismo Rural

Turismo Rural
Turismo Rural

Comentários