Barra Grande (2): Gastronomia Internacional

Barra Grande(PI) Barra Grande(PI)Foto: Divulgação
Nível de apresentação dos pratos Beleza na apresentação dos pratos Foto: Goretti Mendes

Barra Grande tem um “não sei o quê” de charme que é impossível não se sentir encantado, seja pela rusticidade surpreendentemente sofisticada ou simplesmente pela calmaria, lugar sem pressa que dá um “off” na correria do dia a dia e nos deixa em estado de graça.

Kite em Barra Grande Kite em Barra Grande Foto: Goretti Mendes

Na última década esse lugarzinho no meio do mundo (não é o fim do mundo não) tem atraído os olhares de pessoas de diversas nacionalidades. É muito comum se ouvir várias línguas nos diversos lugares charmosos existentes por lá.

O turismo em Barra Grande é focado no Kite surf. Na sua grande maioria pessoas jovens, corpos atléticos, bronzeados, sem a malícia encontrada em alguns grupos turísticos observados em outras cidades do Nordeste do Brasil.

Este é um diferencial, em Barra Grande os pontos de encontros da noite são regados a boa música, boa comida, cenas de famílias e grupos de bate-papo de alto astral.

Alguns são atraídos pela beleza do lugar, outros vislumbram também uma oportunidade de ganhar dinheiro, de ter uma qualidade de vida melhor. Muitos largaram tudo em seus locais de origem e se instalaram em Barra Grande.

Menino e o Kite O Menino e o sonho do Kite Foto: Goretti Mendes

Fico imaginando como este intercâmbio cultural está transformando e vai transformar muito mais a vida dos nativos. Sem nenhum cuidado, sem planejamento estratégico de preservação da cultura local... Seja o que Deus quiser.

Menu Degustação Menu Degustação Foto: Goretti Mendes

Em Barra Grande podemos encontrar pães, pizza e sorvetes feitos artesanalmente por europeus e semelhantes aos que encontramos na Europa, de primeiríssima qualidade. Restaurantes que surpreendem pelo requinte, pela beleza na elaboração dos pratos e principalmente pela qualidade e sabores destes.

Ceviche Ceviche Foto: Goretti Mendes

Pão maravilhoso Pão artesanal Foto: Goretti Mendes

Não é exagero afirmar que a qualidade do que é servido em Barra Grande supera as opções que temos em Teresina.

La Cozinha La Cozinha Foto: Goretti Mendes

O restaurante mais interessante que conheci em Barra Grande foi o “La Cozinha”, comandado pelo Chef Herve.

O biótipo europeu não nega a origem belga. Herve é formado em Gastronomia na Bélgica onde trabalhou em diversos restaurantes. Praticante de Kite surf, veio para o Brasil, para Jericoaquara, no Ceará e lá “ficou sabendo” que existia um lugar especial para o Kite chamado Barra Grande. No Piauí é assim, pouca ou nenhuma divulgação dos seus lugares turísticos.

Herve não só encontrou aqui o paraíso do Kite como também vislumbrou a possibilidade de fugir da crise europeia e montar um restaurante no local. Paradoxalmente, para nós que vivemos reclamando e que estamos constantemente em crise, deu muito certo, a casa já faz sucesso há cinco anos.

Herve e Goretti Herve e Goretti Foto: Goretti Mendes

Acesso ao Restaurante Acesso ao Restaurante Foto: Goretti Mendes

Estrutura em Madeira Estrutura em Madeira Foto: Goretti Mendes

Logo na entrada, uma horta, mesmo com a dificuldade de não ter abastecimento de água na cidade, com as mais variadas ervas e hortaliças que Herve usa na preparação de suas criações na cozinha. Imaginem pratos preparados com tudo fresquinho.

Horta Horta Foto: Goretti Mendes

Alcachofra Alcachofra Foto: Goretti Mendes

Erva doce Erva doce Foto: Goretti Mendes

Herve, delicadamente contido como é o jeito europeu de ser, abriu as portas da sua cozinha e nos presenteou com duas receitas escolhidas por ele. São receitas simples, muito leves e deliciosas.

As duas receitas fazem parte do cardápio do restaurante, a primeira é uma receita de família e se chama “Peixe da Minha Mãe”. Um peixe com gosto de peixe, sem muitos artifícios, com o molho de um perfume inesquecível, sensacional.

A segunda receita é o acompanhamento para o "Peixe da Minha Mãe", um “Espaguete de Abobrinhas e Cenouras” regado com molho de limão e ervas de dar água na boca. Melhor ainda é poder comer os dois, sem culpas.

Peixe marinado Peixe marinado Foto: Goretti Mendes

Peixe da Minha Mãe

Ingredientes para o peixe:

200g de Robalo

Azeite de boa qualidade

01 limão

Pimenta calabresa à gosto

Sal à gosto

04 tomates maduros e firmes

Cebolinha

½ cebola picada

Metade de um dente de alho

Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparar:

Marinar o peixe por 01 hora com o limão, 01 colher, das de sopa, de azeite, sal e pimenta calabresa.

Com os tomates fazer uma compota da seguinte maneira:

Cortar superficialmente a pele dos tomates em cruz. Fazer uma imersão dos tomates em água fervendo por 40 segundos e depois coloca-los em água gelada por 01 minuto. Retirar a pele dos tomates e cortar miudinho. Reservar.

Em uma panela, colocar um pouco de azeite, a cebola picada, deixar refogar, acrescentar o alho amassado, o sal, a pimenta do reino. Juntar os tomates e deixar cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos sem acrescentar água. Fica um purê espesso.

Colocar o peixe marinado em uma panela tipo Le Creuset ou em uma panela de cerâmica que possa ir ao forno. Cobrir com a compota de tomates fervente, tampar e levar ao forno a 175º C por 10 a 12 minutos.

Peixe coberto com a compota de tomates
Peixe coberto com a compota de tomates Foto: Goretti Mendes
Foto: Goretti Mendes

Abobrinha e cenoura em fios longos Abobrinha e cenoura em fios longos Foto: Goretti Mendes

Espaguetti de Cenouras e Abobrinhas

Ingredientes para o Espaguetti:

01 abobrinha

01 cenoura

Pimenta do reino

sal

Azeite de boa qualidade

Ingredientes para o azeite de ervas:

Azeite e limão na proporção de 3 ou 4 medidas de azeite para 01 medida de limão

Manjericão

Cheiro verde

Salsinha

Modo de preparar

Cortar a abobrinha e a cenoura em fios longos e finos.

Deixar aquecer bem a panela, colocar azeite, sal e pimenta à gosto. Refogar rapidamente (por mais ou menos por ½ minuto) sacudindo a panela de vez em quando. Regar com azeite de ervas. Refogar rapidamente, salpicar com manjericão picado e servir com o peixe e arroz integral.

Peixe da Minha Mãe, prato completo Peixe da Minha Mãe, apresentação do prato completo Foto: Goretti Mendes

Comentários

COZINHARTE

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Sobre o Blog

Nesta coluna abordaremos os mais diversos assuntos sobre a arte de cozinhar, sobre boas experiências na cozinha. Falaremos da arquitetura como arte complementar da gastronomia.

Apoio:

Colunas e Blogs