Saúde

DESCENTRALIZAÇÃO

Sesapi implanta serviços de neurocirurgia e cirurgia pediátrica no Hospital de Parnaíba

Os serviços irão diminuir as transferências de pacientes da região litorânea para Teresina

Alinny Maria

Terça - 01/03/2022 às 09:58



Foto: Sesapi Secretário Florentino Neto
Secretário Florentino Neto

Atualizada às 12h

A partir desta terça-feira (1º), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado no município de Parnaíba, distante 342 Km de Teresina, passa a oferecer os serviços de neurocirurgia e cirurgia pediátrica 24 horas.

A solenidade de implantação dos serviços ocorreu às 11h de hoje, com participação presencial do  secretário de Saúde, Florentino Neto, do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles e da vice-governadora Regina Sousa. O governador Wellington Dias acompanhou o evento de forma virtual.

O HEDA passará a realizar o atendimento integral das patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. O atendimento descentralizado para o hospital de Parnaíba vai reduzir as transferências de pacientes para Teresina. Além disso, a implantação dos serviços visam diminuir a morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos, propiciar a realização das cirurgias ambulatoriais para todas as crianças na Macrorregião Litorânea e diminuir a pressão na fila do Hospital Infantil Lucídio Portela, na capital.

Covid: Cinco hospitais do Piauí estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados

Brasileiros ganharam peso e beberam mais desde 2020, diz pesquisa

O serviço pediátrico do HEDA de Parnaíba será coordenado pelo pediatra, Rogério Medeiros. O público-alvo da população residente de 0 a 14 anos da planície litorânea é de aproximadamente 64.305 crianças e dos cocais de 94.591 crianças, totalizando aproximadamente 160 mil crianças.

Fonte: Com informações da Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: